Principal / Geral / Estudante de Taquari obtém 2ª colocação no concurso de Educação Fiscal

Estudante de Taquari obtém 2ª colocação no concurso de Educação Fiscal

O aluno Gabriel Vargas, do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Emílio Schenk, no bairro Leo Alvim Faller, foi o segundo colocado no “II Concurso de Educação Fiscal: consumo consciente e desenvolvimento regional”, promovido pelo governo do Estado. O resultado foi divulgado na semana passada.

Gabriel concorreu na categoria poesia e obteve sua classificação através do voto popular de internautas. “Sozinho não iria conseguir, agradeço a todos que votaram”, diz. Ele explica que procurou fazer um soneto, formado por dois quartetos (quatro versos) e dois tercetos (três versos), que gosta de escrever e se expressar, mas não está acostumado a produzir poemas. “Quando estamos trabalhando em algo novo, buscamos enriquecer de uma forma ou outra, mais conhecimento a respeito do assunto”, conta.
Sobre o tema do concurso, Educação Fiscal, ele lembra que sempre foi bastante trabalhado na escola, não apenas neste ano. “Nas aulas, eu sempre ficava prestando muita atenção para, no concurso, eu fazer o poema com bastante conhecimento, mas também fui buscar fontes externas”, destaca.
Cerca de 10 alunos da escola foram inscritos no concurso pela professora de matemática, Janice Marques de Azevedo, que concorreram com 1.745 trabalhos. Desses, 40 foram para a final em quatro categorias, sendo os ganhadores definidos através do voto popular. “Com muita satisfação, alegria e entusiasmo recebemos o resultado”, destaca a professora.

Aluno foi promovido ao ensino médio

A dedicação e o gosto de Gabriel pelos estudos já estão rendendo frutos. Conforme a professora Janice, ele demonstrou, ao longo dos anos, avanço em relação às turmas. “Na pandemia, por ser autodidata, ele estudou, buscou e demonstrou muitos estudos. Em concordância com a direção da escola, professores e secretaria da Educação, achamos que poderia progredir de turma. Ele passou por avaliações, análise psicológica e demonstrou um grande preparo para isso”, conta a professora.
Com isso, no ano que vem ele já ingressará no primeiro ano do ensino médio, pulando o 9º ano do ensino fundamental. “Eu não esperava e fiquei muito surpreso. Quando me falaram pela primeira vez, nem coloquei muita fé. Mas realmente aconteceu e fiquei muito feliz”, diz Gabriel, complementando: “Estudar é importante para o futuro, mas é mais do que isso. É um hobby, eu realmente gosto disso, gosto de ler e de ter conhecimento, é algo que me faz bem.”
Gabriel é filho de Helena Beatriz Vargas e José Claudemir, conhecido por Zé das Tintas, morador do bairro Leo Alvim Faller, e pretende cursar o ensino médio no Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, seguir com a faculdade de Medicina e fazer pós-graduação em neurociência. “Muitas pessoas são motivadas a fazer medicina pelo dinheiro, mas não somente isso, para mim é algo muito interessante ajudar as pessoas”, disse.

Bens do povo

No lápis em que escrevo isto,
Na borracha onde erros venho a apagar,
Na roupa escolar que visto,
Sem impostos, isto estaria a me faltar.

Mesmo que pagos amiúde,
Precisamos dos mesmos
Até em postos de saúde,
Nosso dinheiro não se vai a esmo.

Não obstante aos seus valores,
Devemos de ter gratidão,
Por garantir o básico à população.

Sabemos que afirmar isto não é novo,
Obrigados aos impostos
Que garantem os bens do povo.

Premiação do concurso

O mais votado de cada categoria ganha um aparelho de videogame modelo PlayStation 4; o 2º mais votado em cada categoria, um aparelho de videogame modelo Xbox One 1TB e o 3º mais votado, um aparelho de videogame modelo Xbox One 500MB. Os prêmios foram doados ao Programa de Educação Fiscal pela Receita Federal do Brasil, e a entrega aos vencedores será realizada em janeiro.

Aluno classificou-se em categoria História em Quadrinhos

O concurso de Educação Fiscal teve outro aluno da Escola Emílio Schenk finalista. Johnny Peter da Silva Machado, aluno do 8º ano, classificou-se na categoria história em quadrinhos, mas não chegou a ficar entre os três mais votados.

Ele tem paralisia cerebral, que comprometeu a mobilidade, conta que tem facilidade de escrever, gosta de desenhar e ficou feliz em ser um dos finalistas. “O importante é participar. Achei legal participar e criar coisas diferentes, aprendi sobre os serviços públicos e impostos”, conta.
Johnny é filho de Regina Rosa da Silva e Jorge da Silva Machado e morador do bairro Leo Alvim Faller. A mãe diz que recebeu com surpresa o fato de Johnny ter sido um dos finalistas. “Eram bastantes escolas participantes. Acompanhei ele fazendo a história e vi que tinha potencial porque ficou muito boa a história dele.”

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ