Principal / Geral / Creche inaugurada recebe alunos desde a quarta-feira

Creche inaugurada recebe alunos desde a quarta-feira

A moradora do bairro Leo Alvim Faller, Andreia da Silva Rosa, conseguiu, pela primeira vez, deixar a filha Alice na creche. A menina de 1 ano e três meses está entre os alunos que começaram a frequentar a escola de educação infantil Darcy Ribeiro, inaugurada no sábado, 16 de outubro. O educandário recebe alunos desde a última quarta-feira.

Comerciante e vizinha da nova escola, Andreia está feliz com a vaga para a filha, esperada há quase um ano. “A escola está linda, perfeita, tudo de ótima qualidade”, considerou.
Segundo informações da secretaria de educação, cerca de 30 estudantes já frequentam as salas de aula. O restante deve iniciar na próxima semana.
A creche tem capacidade para 120 alunos, mas durante a pandemia deve receber em torno de 100. O prédio conta com seis salas de aula, sendo três para maternal, duas de pré-escola e uma para berçário, além de sala multifuncional, banheiros e refeitório. A Prefeitura ainda projeta a construção de complexo esportivo junto à escola. A área também deve ser disponibilizada à comunidade.
A construção da creche iniciou em junho de 2016 e teve investimento de R$ 1.372.954,76 de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destinados através de emenda parlamentar do então deputado Vieira da Cunha (PDT).

“Queremos iniciar o ano que vem com zero déficit na educação infantil”

Durante a inauguração, no último sábado, o prefeito André Brito destacou que, com a inauguração da nova escola, a lista de espera por vagas deve reduzir significativamente. No início do mês, cerca de 100 crianças aguardavam por creche, mas esse número deve reduzir em torno de 80% com as matrículas na Darcy Ribeiro. André Brito também relatou que, nos próximos dias, deve ser retomada a obra no Parque do Meio e que busca acelerar a construção na Colônia 20 para abrir ainda mais vagas. “E aí a importância do planejamento financeiro. Nós propusemos antecipar os recursos, para concluir as obras e, no momento em que o governo federal tiver os recursos, ele faz o ressarcimento. É importante por duas questões: uma que queremos as escolas funcionando e outra, econômica. Queremos iniciar o ano que vem com zero déficit na educação infantil, além disso, essas obras paradas acabam impactando em reequilíbrio financeiro e isso sobrecarrega as contas públicas”, destacou o prefeito.
Segindo André Brito, a abertura do educandário possibilitará o fim do rodízio semanal na educação infantil durante a pandemia e o remanejamento de alguns alunos da educação infantil de escolas estaduais, que atuam em parceria com o município.

“É através da educação que vamos construir uma sociedade verdadeiramente democrática”

Autor da emenda que viabilizou a destinação de recursos federais à obra, o ex-deputado Vieira da Cunha (PDT) participou da inauguração. Ele salientou a importância de investimento na educação e disse que o setor sempre foi prioridade durante sua trajetória política. “É através da educação que vamos construir uma sociedade verdadeiramente democrática.
Não há democracia se não houver oportunidade para todos, por isso abraçamos essa causa com tanta convicção, a causa da educação pública gratuita e de qualidade. Porque é através de escolas como essas que vamos ter uma sociedade verdadeiramente democrática como nós sonhamos. Fico feliz em poder ter dado minha contribuição para uma estrutura importante como essa”, declarou Vieira da Cunha.

Quem foi Darcy Ribeiro

O patrono da nova escola era antropólogo, educador e romancista. Nasceu em Montes Claros (MG), em 1922, e faleceu em Brasília, em 1997. Participou, com Anísio Teixeira, da defesa da escola pública por ocasião da discussão de Lei de Diretrizes e Bases da Educação; criou a Universidade de Brasília, de que foi o primeiro reitor e, nos anos de 1980, coordenou o Programa Especial de Educação e implantou os Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto revolucionário que dava assistência em tempo integral, incluindo atividades recreativas e culturais.
A escolha do nome foi realizada pela professora Maria Consuelo Saraiva Dias (Teteia), enquanto secretária municipal de Educação no ano de 2014, época da elaboração do projeto de construção da creche. Teteia faleceu em 2018.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ