Principal / Geral / Governador mantém bandeira vermelha no Vale do Taquari

Governador mantém bandeira vermelha no Vale do Taquari

As regiões de Passo Fundo e Lajeado seguem com a bandeira vermelha na classificação do governo do Estado para o risco de contaminação pelo novo coronavírus. O anúncio foi feito na tarde de ontem pelo governador Eduardo Leite, durante transmissão pela rede social e atinge os municípios de Taquari, Tabaí, Paverama e Fazenda Vilanova.
Com esta classificação, ficam mantidas as determinações quanto às medidas de combate ao vírus, entre elas, as relacionadas à abertura do comércio. Desde sábado, 2 de maio, quando passaram a valer as medidas mais restritivas, as lojas de artigos não essenciais atenderam  apenas por sistemas de pegue e pague, delivery ou drive thru. “Sem estimular a circulação das pessoas e o manuseio de itens,  que acaba sendo uma forma de se expor ao contágio”, afirmou Leite.
Com as medidas do novo decreto estadual publicado na quinta-feira, o governo Municipal editou a regulamentação local. As lojas de serviços não essenciais, como vestuário e bazar, podem atender com portas fechadas. Não podem, no entanto,  receber clientes mas devem fazer as vendas por outros meios e os compradores  passarem para retirar (na porta) ou por tele-entrega.
O prefeito Maneco diz que segue as recomendações do governo do Estado, que é quem tem os dados técnicos para avaliar as condições de cada situação. “Tecnicamente quem tem condições é o governo do Estado que tem todos os números”, disse o prefeito ao jornal O Fato.
As cores das bandeiras (verde, laranja, vermelha e preta) são definidas dentro de critérios, como número de leitos disponibilizados nos hospitais para tratamento de Covid-19 e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG).
Ele explicou que, mesmo com o aumento no número de leitos em Lajeado, que já existiam  mas foram lançados no sistema do Estado para pacientes com Covid-19 agora, houve também aumento no número de pacientes internados nos hospitais de referência. “Nos  propusemos fazer a identificação no mapa se as regiões poderiam ter a redução do nível de risco e, consequentemente,  das restrições menores em relação ao comércio. Observando que mesmo que tenha havido a disponibilidade de novos leitos, o número de internações também subiu, proporcionalmente, tanto em Passo Fundo quanto em Lajeado, não sendo possível, neste momento, o abrandamento da restrição nestas regiões.  No sábado haverá a rodada, já nas novas regras do distanciamento, pelo mapa de riscos de cada região, que poderá vir a identificar a possibilidade de outra bandeira de acordo com a realidade desses municípios, assim como outros, que tiverem melhorado ou piorado os seus indicadores”, explicou. O governador falou ainda dos municípios atingidos pelo decreto e que não possuem casos registrados de novo coronavírus ou que tem  índice baixo. “Há uma interdependência dos municípios no que diz respeito ao serviço de saúde”, justificou, completando que, mesmo que um município esteja com menor índice de transmissão, tem como referência um hospital da região.
No próximo sábado, será feito novo levantamento com os dados da semana para definir as decisões para a semana seguinte. “Queremos conciliar a proteção à vida com a atividade econômica”, disse.

Município deverá receber R$ 3,4 milhões para enfrentamento do Coronavírus

Taquari deverá receber R$ 3,4 milhões do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, conforme dados do Senado Federal que aprovou o projeto de lei nesta semana.
A Prefeitura diz que esse recurso será utilizado em custeio, mas não informou em quais serão aplicados e que o dinheiro corresponde à reposição de valores perdidos pela redução na arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICM) e Imposto Sobre serviços (ISS). “Irá recompor em parte, equivalente a 30%, as fortes perdas municipais esperadas no cenário da pandemia de coronavírus. Será verba para custeios das despesas em conformidade com as necessidades e decisões legais, em especial ao enfrentamento à pandemia, com toda a transparência, que é marca da administração municipal”.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ