O 4º Encontro das Salas Açorianas do Estado ocorreu na sexta-feira, 27, na Lux Festas e Eventos.
Representantes de sete municípios participaram do evento, que reuniu dezenas de pessoas.
Na abertura, o secretário do Instituto Cultural Português, Carlos Manuel Soares, disse que o encontro das salas açorianas ocorreu em Taquari porque o município é um dos poucos a participarem do 6º Festival 6 Continentes, realizado no último final de semana, em 283 cidades espalhadas pelo mundo. “Aqui há um núcleo bastante expressivo de levar a bandeira portuguesa mais alta. Não tem fins lucrativos, não é um festival político, nem religioso. É arte de origem lusa”, contou.
Representando a Prefeitura de Taquari, a coordenadora da Educação, Ana Paula Arnt, destacou: “É uma momento muito especial, de retorno a nossa origem, de retorno a nossa história, a nossa cultura. É tão importante poder preservar tudo isso e contar para as próximas gerações como foi essa história”.
Pelo Instituto Cultural Português estiveram presentes, o presidente António Soares e Santa Inéze Soares. António palestrou pela manhã, ressaltou a necessidade de integração das Salas Açorianas e a formação do Conselho Luso-Brasileiro das Casas Açorianas.
À tarde, a presidente da Casa dos Açores, Carla Marques Gomes, prestigiou o evento. Também participaram representantes das Casas Açorianas de Viamão, Gravataí, Venâncio Aires, Ilha da Pintada, Mostardas e Porto Alegre.
Houve, entre outros, a apresentação do grupo da Casa da Música, da cantora de fado, Alana Porto Pereira, acompanhada de Diego Herêncio e Querin Zanette, mostra de objetos da Casa Açoriana e da Casa do Artesão de Taquari, e de artesanato da Ilha da Pintada.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...