Principal / Variedades / Taquarienses completam prova de ciclismo em Paris

Taquarienses completam prova de ciclismo em Paris

O desafio de percorrer mais de 1,2 mil quilômetros em 84 horas (três dias e meio) foi concluído pelos taquarienses Diones Azevedo, 38 anos, e Leonardo Machado Coutinho, 41 anos, durante a mais importante prova de ciclismo do mundo, a Paris-Brest-Paris (PBP), na França. O circuito iniciou às 5h30 da segunda-feira, 19 de agosto, e encerrou, para os taquarienses, na tarde da quinta-feira, 22, pelo horário da França.

“O sentimento da chegada é mágico”

Para o médico Leonardo Machado Coutinho, o momento em que concluiu o trajeto será lembrado para sempre. “O sentimento da chegada é mágico, consegui filmar. Muitas pessoas ficam te aplaudindo, como se você fosse um verdadeiro herói”, conta. A receptividade dos franceses com os participantes do PBP também é destacada por ele, assim como o respeito dos motoristas, que obedecem à lei de distância de 1,5 metro do ciclista para ultrapassagem, a mesma do Brasil. “Jamais ouvi uma buzina ou xingamento. O povo francês é a grande estrela da prova. Mesmo em locais muito isolados e em horários como no meio da madrugada, havia pesssoas nas calçadas para aplaudir, dar palavras de incentivo”, conta, citando que a população também oferecia gratuitamente alimentação ao longo do percurso.
De acordo com o taquariense, a grande dificuldade do PBP está em administrar o ritmo da prova, pois se for muito devagar, pode não completar dentro do tempo esperado (84 horas), e se for muito rápido, pode causar exaustão e consequente abandono do desafio. Também houve vento contra os participantes na maior parte do trajeto e temperaturas oscilantes, com cerca de 3º na madrugada. “Com o corpo suado, facilmente se entra em hipotermia. Vi várias pessoas abandonarem por esta razão”, fala Leonardo.
Além das dificuldades enfrentadas por todos os competidores, o taquariense teve problemas com a bicicleta, faltando cerca de 120 km para o fim da prova, quando quebrou um raio da roda traseira. Além de a roda ficar torta, começou a pegar no freio e gerar ainda mais dificuldade para o ciclista. “Tentei tirar uma pastilha de freio, mas a polícia da França me abordou e disse ser proibido na França andar de bicicleta com um dos freios apenas. Mas os policiais ajudaram a soltar o cabo e consegui rodar até uma banca da comunidade, onde havia ali um senhor francês que entedia de mecânica e me ajudou, com a ferramenta correta, a centrar a roda e afrouxar alguns raios, permitindo que eu seguisse até o final da prova num ritmo mais lento”, recorda.
Leonardo conseguiu completar todo o percurso em 81h52 e conquistou a tão sonhada medalha do PBP, entregue a todos os participantes que concluem o desafio no prazo estimado, sem distinção para o mais rápido.

“Para muitos parece loucura o que fizemos”

A emoção de superar a distância, o sono, o frio, o tempo e concluir o desafio foi grande para o técnico projetista Diones Azevedo, 38 anos. “O sentimento é de dever cumprido, de vencer seus próprios limites, inexplicável. Só quem pedala e é um Super Randouner vai entender o que estou falando, pois para muitos parece loucura o que fizemos”, diz.
Diones superou diversos problemas durante a prova. Já nos primeiros momentos na França, atacou-se da garganta e sinusite. “Dificulta um pouco o rendimento e, à noite, eu ficava muito ruim. Então resolvi baixar o ritmo e administrar o tempo para conseguir concluir a prova”, conta. Quando passava dos 700 km, o taquariense teve problemas com o taco da sapatilha utilizada no ciclismo e precisou comprar outra. Por volta dos 1000 quilômetros, Diones começou a ter dores no joelho e teve que diminuir o ritmo da prova. “Quando saí do penúltimo Ponto de Controle, km 1176, estava bem ruim já, então saí atrás de um grupo grande devagar. Depois foram sumindo e ficaram dois senhores franceses, que estavam me ajudando, este é o verdadeiro espírito Randouner. Cheguei a tirar um pedal e pedalar uns 10 a 12 km só com um pé, mas tive que colocar novamente, pois começou a doer o outro joelho”, relata.
Os últimos quilômetros da prova foram sofridos para o taquariense. Restando 1h30 para as 84h que ele havia se proposto completar no desafio, faltavam 7 km até a linha de chegada. “Fui muito devagar, sabia que se conseguisse ir girando lentamente completaria. Peguei em uma fita de Nossa Senhora da Assunção, que tenho no guidão, e pedi para não me deixar na mão. Graças a Deus ea Nossa Senhora da Assunção, deu certo. Cheguei pedalando com um pé só”, recorda.
Diones completou a prova em 82h52. Ele também destaca a receptividade dos franceses com os participantes. Os moradores locais ofereceram alimentação gratuita, gritavam palavras de apoio e as crianças corriam para tocar nas mãos dos ciclistas. “Isto não tem preço. Sem contar que pedalamos 1.219 km sem levar um fino de carro, nem caminhão. O cara até estranha. Os carros e caminhões esperam atrás de ti e ultrapassam na outra pista. A maioria das vezes aplaudindo. Muito diferente daqui, que não conseguimos sair até o fim da Aleixo sem levar vários finos”, relata.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ