Um moradora de Taquari está internada no hospital Bruno Born, em Lajeado, desde o dia 11 de março. A adolescente, de 12 anos, tem meningite, uma inflamação nas membranas que envolvem o sistema nervoso central. Este é o primeiro caso registrado no município em 2019.
O jornal O Fato conversou com a família da adolescente. De acordo com o pai, a garota foi diagnosticada com meningite viral. “O que os médicos me explicaram é que pode ter sido causada por alguma infecção em outra parte do organismo, como infecção intestinal, algo assim, e que tenha evoluído para as meninges”, contou o pai. A jovem ganhou alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no último domingo e permanece hospitalizada em um quarto da instituição. Segundo o pai, o estado de saúde da adolescente é estável e ela tem reagido bem ao tratamento, tendo previsão de alta para este final de semana.
De acordo com a coordenadora do setor de enfermagem da prefeitura, Andréia Oliveira, este é o primeiro caso de meningite registrado no município em 2019. Estão sendo realizados exames para identificação do agente infeccioso, mas nada está confirmado ainda.
A orientação da secretaria da Saúde para a situação é de que sejam realizadas as vacinas, conforme previsto no calendário vacinal, em bebês, de até um ano, e adolescentes, com idades entre 11 e 14 anos. Quem já recebeu as doses não precisa comparecer novamente ao posto, pois já está imunizado. “A vacina é de rotina, não é uma vacinação de bloqueio”, enfatizou a enfermeira. A vacina meningocócita C é distribuída pelo SUS e pode ser aplicada nos postos de saúde do Centro, Colônia Vinte e Caieira. O horário de funcionamento é das 7h às 11h30 e das 13h às 17h. No Central, o horário de expediente encerra às 16h30. A vacina imuniza contra os tipos mais comuns de meningite no Brasil. Há outra dose mais completa disponível na rede particular, em clínicas de vacinação.