Os atendimentos na emergência e na internação do Hospital São José passarão a ser feitos pelos convênios Unimed, Instituto de Previdência do Estado (IPE), Centro Clínico Gaúcho (CCG) e Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI) a partir de 1º de fevereiro.
Desde que a Associação Taquariense de Saúde (ATS) assumiu a gestão do hospital, em 14 de novembro, eles não eram realizados porque não estava definido o diretor técnico da instituição, o que ocorreu em 16 de dezembro, como o médico João Carlos Dilli. Depois, a documentação foi encaminhada para as operadoras dos planos de saúde. Duas delas, Unimed e CCG já tiveram os contratos celebrados e as outras duas, Cassi e IPE, devem ser finalizados nas próximas semanas.
“O hospital passa por um momento de reestruturação, e nós da direção e a associação, temos consciência de que somente o repasse que é feito de verba pública não é suficiente para manutenção da instituição e precisamos buscar viabilidade financeira. Temos o entendimento de que os convênios privados e os pacientes particulares têm um papel bem importante dentro do hospital”, ressalta o diretor administrativo, Fernando Wegner.
O objetivo é qualificar e diversificar o serviço tanto para os clientes de Planos de Saúde quanto para do Sistema Único de Saúde. Segundo Wegner, está em fase de negociação a possibilidade de oferecer atendimento na área vascular, uma vez que o Município adquiriu um aparelho de ultrassonografia e que foi repassado ao hospital. “Temos o equipamento e com a entrega do espaço físico da área de imagem, o médico poderá atender e fazer o exame”, completa. A obra de reforma da emergência e da construção do Centro de Imagem, segundo o diretor, está na fase de finalização. Depois, será a etapa de aquisição do mobiliário.
Também, há a reforma do Bloco Cirúrgico e do Centro de Esterilização de Materiais (CEM), cujo projeto de engenharia está na 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) aguardando para ser analisado.
Outros assuntos
Laudo Raio X
Desde o dia 7 de janeiro, os laudos do exame de raio-X são feitos pela empresa Tele Paces Diagnóstico por Imagem, de Uberlândia, Minas Gerais. O trabalho é realizado através de sistema pela internet e o laudo fica pronto em poucas horas.
Folha de pagamento
Segundo a direção do hospital, a folha dos funcionários e dos serviços médicos está a em dia, desde que a Associação assumiu a administração.
Doação conta energia elétrica
A presidência da Associação ressalta que as pessoas que fazem a doação devem observar junto a conta se o valor está sendo destinado ao hospital de Taquari. Ele diz que está buscando junto a RGE Sul a lista com os nomes de pessoas que contribuem com o hospital via conta de energia elétrica, mas não tem obtido êxito.
Formas de doações
Energia elétrica – Através da conta da Cooperativa Certaja é destinado o valor para o hospital; temporariamente, não estão sendo feitos cadastros para doação através da conta da RGE Sul.
Alimentos – Pode ser feita na entidade. Leite é o alimento mais utilizado.
Depósito bancário – Através de conta na agência do Sicredi, de Taquari. Mais informações junto do hospital ou na agência bancária.