O primeiro taquariense de 2019 veio ao mundo às 3h38minutos de 2 de janeiro, no Hospital Bruno Born, em Lajeado. Ele é João Vicenti Pereira Ventura, filho de Josimar Ventura da Silva, 32 anos, e Andrea Guimarães Pereira, 33 anos, e irmão de Maria Isabella, 3 anos.
A mãe conta que não tinha programado a gravidez. “Deus é que mandou”, brinca. O segundo filho do casal nasceu de parto cesariana, de 41 semanas de gestação, com 3,355 quilos e 50 centímetros. O prazo para o parto iniciou no dia 26 de dezembro, mas Andrea disse que começou a sentir dores leves na segunda-feira, 31 de dezembro. Porém, não achava que poderia ser o momento de dar à luz. “Na primeira gravidez não tive contrações”, compara. Como a dor foi aumentando, na terça-feira ficou mais forte e às 17horas ela decidiu ir para o hospital em Lajeado. Os médicos aguardaram para a realização de parto normal, mas não foi possível, e João Vicenti nasceu com a médica Taís Silveira. O pré-Natal foi realizado em Taquari.
O menino que nasceu em Lajeado é taquariense devido a uma modificação na legislação em setembro de 2017, possibilitando que a naturalidade do bebê seja o município de residência da mãe, em vez da cidade onde ocorreu o parto. João Vicenti foi registrado no dia 2, no Hospital Bruno Born, que integra o Programa Estadual de Promoção do Registro Civil de Nascimento.
No hospital São José, em Taquari, não são realizados partos porque o bloco cirúrgico passa por reforma, após interdição do Serviço Estadual de Vigilância. A previsão é que o serviço seja retomado neste ano.