Os taquarienses Daniel Reis, Darlan Silva, Rafael Correa e Elton Cardoso, pilotos da Equipe #469, ficaram com o segundo lugar na categoria T1 de uma das mais importantes provas do automobilismo do Brasil. “As 12hs de Tarumã é uma competição muito tradicional. É uma prova do tipo endurance (resistência), de longa duração, troca de pilotos, reabastecimentos e tudo mais”, explica Daniel.
Ele diz que foram seis categorias de carros andando juntas e competindo pelos prêmios “Fita Azul”, que é o geral, e o por categoria. Os taquarienses correram com um Monza e percorreram 1.112 Km, o equivalente a 369 voltas. A prova iniciou à meia-noite de domingo, 16, e encerrou ao meio-dia. Uma maratona de 12 horas sequentes onde quem ganha é quem acumula o maior número de voltas.
Daniel destaca a importância do trabalho conjunto. “São mais de 10 pessoas envolvidas durante a prova, por carro”. Na categoria T1 tinham quatro inscritos, mas alguns bateram nos treinos e nem largaram. Apenas dois chegaram na final. “Normalmente, apenas metade do grid que larga consegue terminar a prova. Carros de turismo (tipo os carros de rua) eram poucos, cerca de oito. O restante, todos protótipos de corrida, carros especialmente fabricados para este tipo de competição, investimentos milionários”, conta.
Na classificação geral, os taquarienses ficaram em 13º lugar. O primeiro colocado da categoria obteve o 11º lugar na classificação geral. Já o primeiro lugar geral ficou com o protótipo 05, da MCTUBARÃO, que andou 593 voltas, batendo um record, o que equivale a 1.788 Km (distância de Porto Alegre até a entrada estado do Espírito Santo).
Daniel diz que a equipe não esperava pelo resultado. “Nunca, nem sonhávamos. Caiu no nosso colo, pois a meta era participar e, se terminasse e chegasse no final, já seria a glória, porque o investimento do pessoal que anda na ponta é 10 vezes maior que o nosso. Infelizmente o automobilismo é um esporte caro, mas na raça também dá pra brincar. Éramos sempre espectadores, íamos assistir todos os anos à corrida…mas da arquibancada”, recorda.
O resultado da equipe na categoria T1 das 12horas de Tarumã foi a terceira conquista da equipe neste ano. Em outras duas provas em Guaporé, pelo Campeonato Gaúcho de Superturismo, uma de 2 horas e outra de 6horas de duração, ficou entre os 10 primeiros.