O 7 de Setembro, de Capitão, é o campeão do Regional Certel/Sicredi da Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata). No último domingo, em Westfália, mais uma vez com estádio lotado, o 7 de Setembro derrotou por 2 a 1, de virada, o Juventude e, nas penalidades, voltou a vencer para comemorar, pela primeira vez na sua história, um título Regional.
Como perdeu a partida de ida por 5 a 2, em casa, o 7 de Setembro entrou em campo diante do Juventude precisando vencer por qualquer placar para tentar o título nos pênaltis. Por sua vez, o Juventude, com apoio total de sua torcida, foi para o decisivo confronto dependendo do empate para conquistar, pela segunda vez na sua história, o título do Regional.
E precisando reverter a vantagem dos donos da casa, os primeiros 15 minutos foram de muita intensidade por parte do 7 de Setembro, que obrigou o goleiro Mateus a trabalhar bastante. Aos 34 minutos, Mateus salvou o Juventude após chute à queima roupa de Juninho. Os donos da casa pouco produziram, mas em contrapartida, conseguiam segurar o ímpeto ofensivo do adversário. Aos 44 minutos, o artilheiro Joceir deixou o Juventude ainda mais perto do título. O atacante recebeu na entrada da área, girou sobre a marcação e acertou o canto do goleiro Ademir, 1 a 0 Juventude, placar da primeira etapa.
No segundo tempo, o 7 de Setembro voltou ainda mais agressivo. Porém, precisando buscar a virada, deixou espaços e, com isso, aos cinco minutos, o Juventude só não ampliou porque o arremate de Joceir passou rente a trave.
Parecendo estar melhor preparado fisicamente e mais organizado, o 7 de Setembro, aos poucos, foi empurrando ainda mais o Juventude no seu campo. Aos 19, Juninho fez boa jogada pela esquerda, entrou na área e cruzou para o meio. Mas Lins não teve competência e chutou por cima, muito perto.
O 7 de Setembro continuou insistindo e, com a entrada de Tadeu Manini e Biano, ganhou mais poder ofensivo. Aos 32, Juninho cruzou da esquerda, Paraguaio cabeceou para o chão em direção ao gol. Novamente o goleiro Mateus brilhou embaixo das traves e salvou o Juventude. Aos 34, Tadeu Manini balançou as redes de Mateus, mas o auxiliar anulou o gol, marcando impedimento.
Dois minutos depois, Mateus protagonizou mais uma defesa espetacular em cobrança de falta de Tadeu Manini. Aos 38, a bola foi alçada para a área do Juventude. No bate-rebate, sobrou para Zinho, que encheu o pé e estufou as redes do Juventude, 1 a 1.
Os donos da casa sentiram o gol. Aos 42, novo cruzamento da esquerda. Lins subiu mais do que a defesa e cabeceou certeiro, no canto de Mateus, 2 a 1 para o 7 de Setembro. Nos minutos finais, os visitantes ainda tiveram a chance de anotar mais um, mas faltou pontaria na conclusão de Biano e o placar não se mexeu mais.
Com a vitória, o 7 de Setembro ganhou moral para a decisão nos pênaltis, enquanto o Juventude tentava buscar forças para não ver o título escapar. Nas penalidades, pelo lado do 7 de Setembro, converteram Tadeu, Tampa, Éder, Paraguaio e Biano. Já o Juventude converteu as cobranças de Maiquel, Capela, Paulista e Amarelinho. Joceir, artilheiro do Regional, com 15 gols, mandou na trave e tirou a chance do Juventude comemorar o bicampeonato. Com a vitória por 5 a 4, o 7 de Setembro conquistou, pela primeira vez, o título do Regional, com uma campanha irrepreensível, de 10 vitórias, dois empates e duas derrotas em 14 partidas. O Taquariense, que representou Taquari, encerrou o Regional em 19º entre 21 clubes.
Na Aspirantes, São Cristóvão conquista o penta
Ainda no domingo, em Capitão, o São Cristóvão, de Lajeado, goleou o Rui Barbosa, de Arroio do Meio, por 3 a 0 e conquistou o pentacampeonato da categoria Aspirantes do Regional Certel/Sicredi.
Como houve empate no duelo de ida em 3 a 3, por ter melhor campanha, o São Cristóvão entrou em campo dependendo apenas de mais um resultado igual para ficar com o título.
E numa tarde inspirada, o São Cristóvão, aos dez minutos, abriu o placar. O goleiro Mateus Bruxel deu rebote no chute de Teteu, e Joãozinho Moura, atento, aproveitou e mandou para o fundo das redes, 1 a 0 São Cristóvão.
Logo em seguida, aos 13 minutos, Teteu cruzou para a área, Joãozinho Moura subiu mais do que a defesa do Rui Barbosa e cabeceou certeiro, no canto, 2 a 0 São Cristóvão. Aos 25, Joãozinho Moura, mais uma vez, ampliou, mas o árbitro anulou a jogada alegando falta no goleiro Mateus Bruxel.
No segundo tempo, aos 20 minutos, Teteu deixou Joãozinho Moura na cara do gol. O atacante chutou cruzado e decretou os números finais do marcador, 3 a 0 São Cristóvão, que comemorou o seu quinto título na Aspirantes. Antes, o clube de Lajeado havia sido campeão em 2007, 2008, 2009 e 2010.
Na Aspirantes, o Taquariense, que representou Taquari, encerrou com a 10ª colocação entre 21 clubes. Joãozinho Moura, do São Cristóvão, com 12 gols, foi o artilheiro da categoria.
Final da Veteranos será neste domingo
Neste domingo, às 10h, em Venâncio Aires, acontece a decisão do Regional Certel/Sicredi da Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata) da categoria Veteranos.
Jogando em casa, o Assespe, vice-campeão em 2017, recebe o Estudiantes, de Lajeado, na obrigação de vencer por qualquer placar para comemorar o inédito título. Na partida de ida, no dia 25 de novembro, em Lajeado, houve empate em 2 a 2. Com isso, o Estudiantes, por ter melhor campanha, joga por um novo empate no próximo domingo para, também, comemorar o inédito título.
Até agora, o Estudiantes, em 11 jogos, obteve sete vitórias, três empates e apenas uma derrota. O Assespe, nos mesmos 11 confrontos, tem cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas.
O atacante Vílson, do Estudiantes, com passagem pelo São José, do Rincão, é o artilheiro do Regional, com 12 gols.
O Pinheiros, que representou Taquari no certame, encerrou em sétimo entre 12 clubes.
Fotos:
Especial/Elton de Andrade/Jornal O Informativo
Especial/José Roberto Gasparotto