A diretoria do Lions Clube de Taquari lançou na noite da segunda-feira, 22, durante assembleia no Salão Striatus, a campanha Taquari sem Freitas.
O objetivo é recolher caixas Tetra PAK, utilizadas como embalagens de leite e de suco, que, depois de abertas, servirão de placas de revestimentos de casas que não possuem mata-junta. Segundo a presidente do clube, Zoleide da Costa Ramalho Lucas, além possibilitar o conforto térmico aos moradores, o material protege a entrada de insetos peçonhentos.
O projeto tem a parceria da Secretaria Municipal da Saúde e da Educação. As pessoas interessadas em participar podem deixar as caixas de leite e de suco nas escolas das redes municipal e estadual, e na escola Will Idiomas, que serão recolhidas pelos membros do Lions Clube. É necessário entregar as caixas lavadas e recortadas. A intenção, segundo a presidente, é reunir o material até dezembro. Segundo ela, conforme levantamento da secretaria da Saúde, há 40 casas com frestas na Comunidade São Francisco de Assis, onde deverá iniciar o projeto. “Ainda não falamos com os moradores. Na segunda fase do projeto, com a concordância deles, os Tribeiros da Escola La Salle, que são ligados ao Parceiros Voluntários, farão a colocação nas casas”, explica. O objetivo é que as casas estejam forradas até o início do período de temperatura baixa.
Zoleide destaca, ainda, que a ação também tem cunho de proteção ambiental pois dará destino às caixas de leite e de suco, retirando-as do meio ambiente.