O ex-jogador do Internacional de Porto Alegre, da década de 1960 e 1970, Dorinho, e o preparador físico, Paulo Paixão, que atuou no Grêmio, no Internacional e na Seleção Brasileira, realizaram uma conversa com alunos do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, na manhã da segunda-feira, 24.
Eles falaram sobre o tema “Vencer exige determinação”. Dorinho destacou a disciplina como um dos pontos principais. “Se quer chegar em algum lugar, respeite o horário, o seu professor, e tenha objetivos claros daquilo que quer fazer, além da competência”.
Paulo Paixão ressaltou que liderança deve ser conquistada com postura. “Você não pode ser líder se não der bom exemplo. O líder é aquele que na sala de aula tem boas notas. Não precisa ser calado, nem falante, porém pode ser falante ou calado. É importante ter disciplina, uma palavra que é a chave que carrego na minha vida”. Ele disse ainda que ter disciplina é saber respeitar a personalidade do companheiro. “Se não souber, estará fugindo da regra do respeito ao próximo”.
O coordenador da Pinheiros Dutra e professor de Educação Física, Antônio Carlos Dutra, também participou do evento e salientou sobre a importância da autoestima. “A pessoa que não gosta de si mesmo não vai gostar de ninguém”. A expressão corporal, a expressão facial, a palavra e ter ambição sadia também são, na opinião de Dutra, fatores essenciais para a carreira.