Com o adiamento da rodada do último domingo, devido à chuva, o Taquariense ganhou uma semana a mais de descanso para chegar bem nos mata-matas do Regional Certel/Sicredi da categoria Aspirantes. Com isso, o duelo de ida das oitavas de final contra o Independente, de Cruzeiro do Sul, será neste domingo, às 14h, em Boa Vista do Sul, casa do Boavistense, isso se o mau tempo permitir.
Depois de perder a invencibilidade contra o Palanque, em Venâncio Aires, na última rodada da primeira fase, quando precisou poupar atletas para emprestar ao time principal, o Taquariense volta a campo no próiximo domingo atrás da vitória diante do Independente. Mesmo que tenha a vantagem de dois empates por ter melhor campanha do que o adversário, o alvi-azul não deve se valer deste pequeno benefício que o regulamento lhe dá e deve ser ofensivo para buscar a vitória e ficar mais perto da vaga das quartas de final.
Para esta importante partida, o técnico do Taquariense, Antônio Carlos Praia Vilanova Júnior, o Juninho, terá alguns problemas. O atacante Hígor e o zagueiro Andrei, que saíram lesionados, ainda na primeira etapa do duelo com o Palanque, estão fora. O lateral Rômulo, expulso na penúltima rodada, contra o 7 de Setembro, de Arroio do Meio, cumpre o segundo jogo dos dois de gancho que foi punido e também está fora. Porém, o zagueiro Pixena, o volante Lauro, o meia Thalles e o atacante Ricardo, que não entraram em campo no último compromisso, devem estar à disposição novamente.
Com isso, a provável escalação para o jogo com o Independente tem Willian (Leo); Carlão, Lorenzo, Pixena e Eninho; Lucas, Lauro, Filipi e Thales (Silvinho); Queniano e Marcelo (Ricardo) (Mateus).
Até agora, o Taquariense faz uma campanha regular, com três vitórias, dois empates e apenas uma derrota, tendo um aproveitamento de 61%. E com esta campanha, o alvi-azul classificou-se para as oitavas com a sétima colocação do ranking. O ataque é o sétimo melhor, com 13 gols, e a defesa é a nona menos vazada, com oito gols sofridos.
O Independente, adversário deste domingo, em seis jogos, obteve duas vitórias, três empates e apenas uma derrota, justamente para o Taquariense, por 2 a 1, em Cruzeiro do Sul. Com 50% de aproveitamento, o clube encerrou a primeira fase com o 11º lugar do ranking de Aspirantes. Com 10 gols, o Independente tem o 12º melhor ataque e a sétima defesa menos vazada, com sete gols sofridos.
Além de Taquariense e Independente, pela Aspirantes, também neste domingo, jogam, em Vespasiano Corrêa, casa do Cruzeiro, Estudiantes, de Lajeado, e 7 de Setembro, de Capitão. Em Arroio do Meio, enfrentam-se 7 de Setembro e Rui Barbosa, de Arroio do Meio, vice-campeão em 2017. O São Cristóvão, melhor campanha, ataque mais positivo, defesa menos vazada e favorito ao título, em Lajeado, recebe o Ouro Verde, de Encantado. O Brasil, em Marques de Souza, tem pela frente o Palanque. Em Bom Retiro do Sul, o Rudibar, atual campeão e segunda melhor campanha, encara o Atlético Gaúcho, de Teutônia. O Flor de Maio, em Venâncio Aires, enfrenta Imigrante, de Estrela. E fechando a rodada, o Assespe, em Venâncio Aires, joga contra o Juventude, de Brochier.