As direções de Pinheiros e Taquariense confirmaram, nos últimos dias, que disputarão o Regional Certel/Sicredi da Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata). O alvi-azul disputará, pelo segundo ano consecutivo e pela quarta vez na sua história, nas categorias Titulares e Aspirantes, enquanto o alvi-verde, pelo terceiro ano consecutivo e pela quarta vez, participará do certame na categoria Veteranos.
No Taquariense, depois de muitas reuniões entre dirigentes e apoiadores, a direção confirmou, na última sexta-feira, a participação no Regional Certel/Sicredi. E, mais uma vez, a expectativa dos dirigentes é a melhor possível, pois acreditam que o clube tem condições de fazer um excelente campeonato.
De acordo com o presidente do Taquariense, Volmir Roberto Donida, o Chico, um dos motivos que levaram os dirigentes a decidir pela participação no Regional foi o adiamento da Copa Zanc para novembro. “Mas o principal motivo foi o desejo de oferecer ao nosso torcedor um campeonato de nível mais alto, pois o Regional é o maior campeonato amador do Estado”. Ainda segundo Chico, a montagem do elenco já iniciou, e a base deve ser a mesma do ano passado, com poucas mudanças, a fim de deixar o grupo mais experiente. Até agora, foram anunciados o zagueiro Tiago Machado e o atacante Jorge, que voltam ao clube, o volante Anderson Brandão e o meia Bruno Costa.
Se o elenco ainda está sendo montado, as comissões técnicas já estão definidas. Na Aspirantes, o técnico será Antônio Carlos Praia Vilanova Júnior, o Juninho, e na Titulares, Adriano Rosa, o Negão, que já comandou a equipe no Regional em 2017, 2015, 2013 e foi campeão em 2011 com o alvi-azul da Copa Sicredi, Regional da extinta Associação da Integração Regional (Assine).
Na noite de ontem, em Lajeado, aconteceu o congresso técnico do Regional, quando seriam definidos fórmula de disputa, sorteio de grupos, entre outros assuntos. Porém, até o fechamento desta edição, o encontro não havia encerrado.
Na categoria Titulares, em quatro participações, o Taquariense, em 36 partidas, obteve 10 vitórias, nove empates e 17 derrotas, marcou 49 gols e sofreu 69. O artilheiro do clube no Regional Certel/Sicredi até hoje é o atacante Jorge, com 11 gols, em duas temporadas, oito deles anotados em 2015. Em segundo, aparece o meia João Vítor, com cinco gols. O ala Chiquinho e o atacante Lacerda marcaram quatro vezes cada um. No ano passado, o Taquariense encerrou o Regional com a 16ª colocação entre os 24 que iniciaram o certame. Em 10 partidas, foram duas vitórias, três empates e cinco derrotas. O ataque marcou 10 vezes e a defesa sofreu 18 gols. Os artilheiros do time foram Bruno Costa, Bira e Augusto, todos com dois gols. Em 2015, o alvi-azul foi o 25º, enquanto em 2014, o 21º. Em 2013, o Taquariense teve a sua melhor participação, encerrando em 14º entre 42 clubes.
Na Aspirantes, em 2017, o alvi-azul encerrou o Regional com a 9ª colocação. Em 10 partidas, foram cinco vitórias, um empate e quatro derrotas. O ataque marcou 16 gols e a defesa sofreu 15. O artilheiro do time foi o volante Lucas, com quatro gols. Na categoria Aspirantes, a melhor colocação foi em 2013 também, quando, em parceria com o Colorado, o Taquariense encerrou em terceiro. Em 2014, o alvi-azul ficou em oitavo e, em 2015, em 17º.
Pinheiros disputará na Veteranos
Pelo terceiro ano consecutivo e pela quarta vez na sua história, o Pinheiros será o representante de Taquari no Regional Certel/Sicredi da Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata) na categoria Veteranos.
A confirmação da participação do clube aconteceu nesta semana, através de Carlos Augusto Porto Bizarro, o Guto, um dos coordenadores da categoria Veteranos do clube. O elenco não fugirá da base montada há alguns anos, mas deve sofrer algumas alterações, que ainda não foram divulgadas pelos dirigentes.
Assim como no ano passado, o técnico do time deve ser Valdir Fritz, que comandou Pinheiros e Taquariense na década de 80 e 90 e foi técnico da categoria Juniores do alvi-verde, campeão do Estadual de Amadores em 1989.
Na categoria Veteranos, a princípio, 25 jogadores nascidos até 1978 (40 anos) poderão ser inscritos e todos devem ter algum vínculo com o município. Nesta categoria, há a possibilidade de inscrever três jogadores nascidos entre 1979 e 1981.
As inscrições de clubes para a categoria Veteranos encerra no dia 16 de julho, próxima segunda-feira. O congresso técnico está marcado para o dia 19 de julho, próxima quinta-feira.
No ano passado, o Regional teve a participação de 11 clubes e o Pinheiros encerrou em quarto. Em 12 partidas, o alvi-verde obteve cinco vitórias, três empates e quatro derrotas, marcou 20 gols e sofreu 22. O artilheiro do time foi o atacante Cristiano Haetinger, com cinco gols. O campeão foi Gaúcho, de Teutônia, em cima do Assespe, de Venâncio Aires.
Em 2016, o Pinheiros teve a sua pior participação, encerrando em sétimo entre 10 postulantes ao título. O campeão foi o Arroio do Ouro, de Estrela, em cima do Águia Azul, de Fazenda Vilanova. Em 2015, o Pinheiros não participou, mas os jogadores disputaram o Regional pelo Colorado, encerrando em quarto entre 10 participantes. O campeão foi o Juventude, de Teutônia, que venceu na final o União, de Encantado. E em 2014, o Pinheiros teve a sua melhor participação no Regional, sendo o terceiro colocado entre 10 clubes. O campeão foi o União, de Encantado, em cima do Juventude, de Teutônia.