A estrada da Beira do Rio foi destruída na primeira grande enchente, em setembro de 2023, e continuou sofrendo danos nas duas cheias subsequentes, em novembro do mesmo ano e em maio de 2024.
Uma verba federal foi liberada para reconstrução da via, mas segundo a Prefeitura de Taquari, o recurso é referente ao primeiro dano e não será suficiente para realizar a intervenção necessária após as três enchentes.
O recurso empenhado pela União para a obra foi de R$ 2.268.126,76, que aguarda aprovação de projeto para liberação. Segundo a prefeitura, o valor foi aprovado no Plano de Trabalho, apresentado pelo Município ao Governo Federal, referente à enchente de setembro de 2023, quando a contenção necessária na estrada era de um trecho de cerca de 200 metros. “Após as outras duas inundações, houve uma descaracterização da área e volumes aprovados em razão do aumento significativo dos danos. Neste sentido, o Município estuda alternativas de projetos para apresentar um pedido formal de alteração no plano de trabalho de forma a contemplar toda a área afetada”, disse a Prefeitura.
Ainda sobre a localidade de Beira do Rio, a Prefeitura informou que realizou obras de recuperação das estradas, rede elétrica e iluminação, rede de água e pontilhões. “Estas vêm sendo mantidas pela secretaria de Obras”.