Os indicadores criminais da Secretaria de Segurança Pública do RS mostram que Taquari registra uma acentuada queda no número de abigeatos. Em 2024, conforme dados atualizados até o final de julho, foi registrado apenas um caso, ocorrido no mês de abril.
Em 2015, haviam sido 57 crimes deste tipo no município, sendo 15 deles no primeiro semestre do ano. Em 2016, 46 casos no ano e 29 nos primeiros seis meses. Esses foram os maiores números de abigeatos registrados nos últimos 10 anos.
No Estado, os casos também estão caindo. Em 2015, foram 9.319 abigeatos e, em 2016, 10.478, o maior número registrado nos últimos dez anos. Já neste ano, até o final de julho, foram 1.879 abigeatos no Rio Grande do Sul.
A reportagem de O Fato solicitou à Polícia Civil uma análise sobre os motivos que levam à redução dos indicadores do crime, no entanto, a delegada Betina Martins Caumo disse que não poderia se pronunciar a respeito por conta de uma recomendação da Associação dos Delegados de Polícia do RS (ASDEP-RS), que decidiu, novamente, suspender a divulgação de informações e operações à imprensa. A medida foi retomada em julho, após a classe não ter aceito a proposta de reposição salarial do governo do Estado.