O governo do Estado anunciou ontem, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que prorrogou a votação da Consulta Popular até às 23h59 de sexta-feira, 29, pela internet. A medida atende ao pedido dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
Segundo a legislação, apenas as cidades que atingirem percentuais mínimos de votação estarão aptos a receber os recursos referentes aos projetos eleitos na Consulta. Municípios com até 10 mil eleitores, devem ter 6% de votantes. Os que têm entre 10 e 40 mil, o número muda para 5%. Os percentuais das cidades com eleitores entre 40 e 80 mil, 80 e 120 mil e mais de 120 mil, são 4%, 3% e 1,5%, respectivamente.
As que receberem mais votos terão as verbas destinadas para implantação.
A votação ocorre pelo site da Consulta Popular e a novidade é o aplicativo Facilita RS. Podem votar pessoas que possuem título de eleitor. Neste ano os eleitores podem votar em apenas um dos programas ou ações constantes da cédula de votação.
No Vale do Taquari, estão concorrendo demadas nas áreas de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar; Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança; Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem; Ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS; Programa Estadual de Saneamento; Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural; Promoção da Paz e Prevenção ao uso indevido de drogas no RS; Cadeias Produtivas e Fomento Agropecuário – Suinocultura; Regionalização do Turismo e videomonitoramento e cercamento eletrônico.
As demandas mais votadas em Taquari receberão recursos para a realização de projetos.