O mês de agosto é focado na campanha Agosto Lilás, criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que completou 17 anos. A lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial, e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim dessa situação.
O objetivo é dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as mulheres que sofrem essas violências, informando sobre suas diversas formas, sobre os direitos das mulheres e sobre a necessidade da equidade de gênero.
Conforme pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, 28,9% das brasileiras sofreram algum tipo de violência de gênero em 2022. Uma alta em 4,5 pontos porcentuais em relação aos dados de 2021. Em Taquari, foram registrados, até o início de agosto, 101 de casos de violência contra a mulher, incluindo os registrados no plantão da Delegacia de Lajeado. Apenas nos três meses do 2023, foram registradas 45 agressões contra a mulher, praticamente uma a cada dois dias.
Leia a matéria completa na edição impressa de O Fato.
Faça logo a sua assinatura. Ligue agora para 3653-3795.
Apenas R$ 12,50 mensais.