Com plenário lotado, a última sessão legislativa de Fazenda Vilanova, realizada na noite de segunda-feira, 5 de junho, foi pautada pelo Projeto de Lei Legislativo 06/2023, do vereador Leo Mota, que “Define critérios e restrições à construção, instalação e operação de aterro sanitário, no território do Município de Fazenda Vilanova com objetivo de tratamento e disposição final de resíduos sólidos e dá providências”.
A sessão teve momentos de embate entre os vereadores e com manifestação da plateia, tratou sobre a possível instalação da empresa J. D serviços de Tratamento de Efluentes Ltda no interior de Fazenda Vilanova e sobre a distribuição de resíduos para fertilização do solo pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Agricultura aos produtores rurais do município.
O vereador Leo Mota (PDT), autor do projeto, defendeu a iniciativa na tribuna. “Eu vou falar sobre um Projeto de Lei de minha autoria. A nossa preocupação é com esses produtos industriais, que vêm para o nosso município. Vêm de Roca Sales, de Arroio do Meio e de Lajeado, são produtos industriais com soda, ácido, cromo e chumbo que podem estar prejudicando os nossos lençóis de água”, disse. Leo destaca que a preocupação ao propor o projeto é de que Fazenda Vilanova não pode ser um depósito de resíduos de outros municípios, pelos riscos ambientais que causam.
Leia a matéria completa na edição impressa de O Fato.
Faça logo a sua assinatura. Ligue agora para 3653-3795.
Apenas R$ 12,50 mensais.