De acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município teve resultado positivo na geração de empregos, conforme dados tabulados até setembro.
No valor acumulado entre janeiro e setembro, aconteceram 307 admissões e 206 desligamentos, com o saldo positivo de 101. O setor que mais empregou foi a indústria, com o saldo positivo de 78, seguido do setor de serviços, com 21, e comércio, com 14. A construção teve saldo negativo de 6, assim como a agropecuária, com o registro negativo de 6. No mês de setembro, foram realizadas 32 admissões na cidade e 26 desligamentos, com saldo positivo de seis. A indústria foi a que mais empregou, com 19 admitidos, 10, desligados, com saldo de 9.
O diretor da empresa Ponto Mais Bordados, Alex Saldanha, conta que conseguiu gerar dez vagas de emprego na sua linha de produção, no acumulado durante o ano e pretende abrir mais cinco vagas no próximo ano. Sobre o crescimento, Alex disse que se deve a vários fatores. “Aumento do número de clientes, qualidade no nosso trabalho e fechamento de algumas empresas do ramo. Aumento da venda interna, devido ao aumento do dólar, inviabilizando a importação”. O empresário cita também a seriedade do atendimento ao cliente. “Prestando um bom trabalho de qualidade, com agilidade e responsabilidade com o produto do cliente. Além disso, uma parceria em todos os setores, como melhora no processo de produção, onde minha esposa tem auxiliado de forma relevante, melhoras no processo administrativo e capacitação da equipe”, salienta.
Para a administração municipal, foram as ações pensadas no curto, médio e longo prazo que garantiram o crescimento do número de oportunidades de emprego na área industrial do município. “Podendo citar a legislação que foi implantada no primeiro mandato do Arsenio como prefeito, em 2005, que estimula o crescimento e o desenvolvimento da indústria, com o pagamento de aluguel de prédio destinado ao empreendimento e outros incentivos”, diz a Prefeitura
A administração também cita a localização da cidade. “Privilegiada, em que se encontra situado o município de Tabaí, nas margens de duas importantíssimas rodovias, que escoam grande parte da produção industrial do estado, o que certamente tem contribuído para que os empresários se estabeleçam aqui.”
A Prefeitura divulgou que pretende criar um parque industrial no próximo ano.