Principal / Região / FAZENDA VILANOVA: “Quem tiver interesse em vir para Fazenda Vilanova, vai acompanhar uma sessão da Câmara e vai vir pra cá de que jeito?”

FAZENDA VILANOVA: “Quem tiver interesse em vir para Fazenda Vilanova, vai acompanhar uma sessão da Câmara e vai vir pra cá de que jeito?”

Na sessão do Legislativo de Fazenda Vilanova, o espaço da tribuna livre é aberto a todas as pessoas, mesmo as que não têm uma reivindicação de demanda. Na segunda-feira, 1º de novembro, o morador André Diedrich, utilizou o espaço para falar diretamente com os vereadores. Em pouco mais de três minutos, ele chamou a atenção de todos sobre a necessidade de pararem de discutir picuinhas políticas no período da sessão, o que estaria afetando a imagem do Legislativo.

Diedrich chegou na tribuna mostrando a Carteira de Trabalho e o Título de Eleitor. “Tô mostrando os meus documentos porque não estou aqui representando nenhum partido político. Tô aqui representando o meu CPF e o que tenho avaliado sobre os trabalhos desta Casa.”
Ele contou que foi questionado por um empresário do município de Estrela sobre o trabalho do prefeito Amarildo e dos vereadores, que tinha acompanhado uma sessão Legislativa e teria considerado uma “baixaria”.
“Foi o que ele me falou, um empresário de fora do município. Esse é o município que a Câmara de Vereadores, muitas vezes, está vendendo para fora. Qual é o empresário sério que vai vir se instalar aqui? Todos vocês têm o poder de convencimento, nenhum está aqui porque caiu de paraquedas, vocês conquistaram votos, mostraram o trabalho e a população acreditou em vocês. Mas o município de Fazenda Vilanova é muito maior do que qualquer picuinha política ou partidária que vocês tenham. Vocês podem discutir, sim, no campo das ideias, e se tiver uma discussão mais acalorada, discutam lá (salas internas), porque o que é feito aqui é mostrado para o estado inteiro. Quem tiver interesse em vir para Fazenda Vilanova vai acompanhar uma sessão da Câmara e vai vir pra cá de que jeito? É uma sessão ridicularizando o empresário que quer vir pra cá e não se instalou, só coisinha pequena que na maioria das vezes vocês discutem”, apontou.
O munícipe ainda considera que o prefeito tem vontade de trabalhar e que os vereadores podem ajudar se entendendo. “Não precisam ficar batendo boca por qualquer coisinha, ataques pessoais, se ofendendo. Não são todos que têm que ouvir isso, mas tá demais. Fica feio para o nosso município. O debate das ideias e das propostas é importante e torço muito para que vocês vão bem e se reelejam. Mas ficar apontando: tu é bonito, tu é feio – porque só falta discutir isso aqui na Câmara – eu fiz mais votos, eu sou o cara, tu tem que te reeleger para falar comigo. Vocês nove estão aí e têm que se entender. Não adianta vocês ficarem batendo boca, Fazenda Vilanova é muito maior do que qualquer picuinha eleitoral”, desabafou.
O presidente do Legislativo, Paulo Délcio de Souza (Republicanos), considerou importante a mensagem de Diedrich. “É o anseio de muitos munícipes, de muitos desta casa também”. O presidente ressaltou a forma educada e inteligente pelo qual o munícipe se expressou.

Vice-presidente da Avat faz convite para evento em Encantado

O vice-presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), Leandro Mariante (PT), usou o espaço da tribuna para divulgar o Seminário Nacional de Legislativos de Gestão Municipal, de nível nacional, a ser realizado entre os dias 08 e 11 de dezembro de 2021, promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), com o tema principal “Como Construir Cidades Colaborativas?”, em Encantado, cidade que, como citou o vereador, é exemplo de cidade colaborativa.

Leo Mota diz que levará questão da alteração no Regimento Interno à Justiça

Durante a sessão também foi apresentada a resposta ao pedido de informações feito pelo vereador Leo Mota (PDT) à Mesa Diretora da Casa sobre os fundamentos legais utilizados para alterar o Regimento Interno. Na semana passada, a presidência mudou a ordem de chamada dos vereadores que desejam utilizar o espaço das lideranças, não sendo mais pela ordem inversa à inscrição, feita no período da tarde no dia da sessão, para um rodízio da ordem alfabética. Leo Mota diz que não é permitido alterar o Regimento Interno através de resolução de mesa, mas sim por projeto de resolução, que passa pela votação do plenário.
A mesa-diretora diz que foi feita a regulamentação do Regimento e não houve alteração.
No espaço do Grande Expediente, Leo Mota disse que levará a questão à Justiça. “Claro que na Justiça vão dizer: ‘vocês não têm outra coisa pra trazer pra cá’?”, disse o vereador.

Projetos de lei

Durante a sessão, foi aprovado o projeto de lei 77/2021, que autoriza o Executivo a isentar Moisés Osmar de Freitas, representante legal da empresa MF Metalúrgica e Laminados, da cobrança do Imposto de Transmissão Inter-Vivos (ITIV) do imóvel da área de terras de 6.658,67 m². Além da isenção, pelo projeto fica o Executivo autorizado a conceder, como incentivo, até 60 horas-máquina e 120 horas-caminhão, próprias ou terceirizadas, para o serviço de terraplanagem da área de terras. A empresa do ramo metalúrgico e de fabricação de carrocerias deverá se instalar no município de Fazenda Vilanova, e, conforme a exposição de motivos do projeto de lei, gerar, no mínimo, 20 empregos diretos e outros indiretos.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ