A partir da próxima segunda-feira, uma centena de crianças poderá estudar na escola de educação infantil Darcy Ribeiro, no bairro Leo Alvim Faller. A creche será inaugurada neste sábado, 16 de outubro, às 10h.
A obra iniciou em junho de 2016, com investimento de R$ 1.210.258,76, de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo Federal. A capacidade é para 120 alunos, mas, durante a pandemia, deve receber cerca de 100 crianças.
O prefeito André Brito destaca que a conclusão da creche é um sonho realizado. “Essa é mais um conquista de todos e para toda nossa gente. Um investimento muito importante para o bairro e a cidade, com mais vagas, qualidade e segurança para toda a população. Estamos com o mobiliário todo novo, prontos para receber os alunos”, salientou.
André Brito também informou que, além da creche, a Prefeitura projeta a implantação de quadra esportiva e pracinha no local. “Virão a somar na qualidade da educação oferecida por nós nesta creche”, destacou o prefeito.
A abertura de novas vagas proporcionada pela escola possibilitará a redução de cerca de 80% da fila de espera por creche. Segundo a coordenadora municipal de Educação, Maristel Charão, atualmente pouco mais de 100 crianças aguardam vagas e em torno de 85 serão matriculadas na nova escola. O restante das vagas, cerca de 15, serão destinadas a alunos já matriculados na rede municipal, mas que estão em turmas de escalonamento, ou seja, frequentam a sala de aula em uma semana e, na outra, ficam em casa. Isso tem ocorrido em algumas turmas das escolas Vó Laura (Colônia 20) e Paulo Freire (Praia), devido ao espaço reduzido dos educandários e as medidas de distanciamento necessárias durante a pandemia.
A coordenadora de educação, Maristel Charão, e a coordenadora pedagógica, Lisiane Altmann, explicaram a organização das vagas em entrevista ao programa Mistura Fina On-line, produzido pela rádio web O Fato na última quarta-feira, 13 de outubro. O vídeo pode ser acompanhado na página Jornal O Fato, no Facebook, e no canal O Fato Jornal, no Youtube.
Por que Darcy Ribeiro?
Nesta semana, o prefeito André Brito fez uma publicação em sua rede social, destacando a escolha do nome Darcy Ribeiro para a creche. Ele disse que, na época em que foi iniciado o projeto, a professora Maria Consuelo Saraiva Dias, a Teteia, era secretária municipal de Educação e a sugestão do nome partiu dela. Darcy Ribeiro foi antropólogo, educador e romancista. Nasceu em Montes Claros (MG), em 26 de outubro de 1922, e faleceu em Brasília, em 17 de fevereiro de 1997. Participou, com Anísio Teixeira, da defesa da escola pública por ocasião da discussão de Lei de Diretrizes e Bases da Educação; criou a Universidade de Brasília, de que foi o primeiro reitor e, nos anos de 1980, coordenou o Programa Especial de Educação e implantou os Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto revolucionário que dava assistência em tempo integral, incluindo atividades recreativas e culturais. “Tenho certeza de que lá de cima a Teteia está feliz em ver a conclusão e inauguração desta obra”, disse o prefeito.