As festividades natalinas de Taquari têm seu ponto alto na noite deste domingo, dia 13 de dezembro, às margens da Lagoa Armênia. Marcada para as 21h, a programação especial conta com as encenações do presépio vivo e da chegada do povo açoriano ao município, espetáculo pirotécnico e show nacional com a dupla João Neto & Frederico.
Segundo a administração municipal, as atrações fazem parte do 3º Circuito Natal da Comunidade, projeto que é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), através do Ministério da Cultura. A organização do evento divulga que montou um esquema de segurança e logística para receber o público. “Além de toda a estrutura fornecida pelos órgãos do Governo Federal, a administração municipal terá profissionais de prontidão para auxiliar a toda a comunidade taquariense e da região”.
Segurança
Nota da assessoria de imprensa da prefeitura informa que, segundo o coordenador do Departamento de Defesa Civil de Taquari, Leandro Bittencourt, um forte esquema de proteção, envolvendo autoridades policiais do município e de cidades vizinhas, deve ser montado à noite para se estender até a madrugada. “O nosso Corpo de Bombeiros também nos dará todo o auxílio necessário. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos apoiará desde Tabaí, onde duas viaturas estarão de prontidão das 19h em diante, com suporte que vem de Lajeado. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), por sua vez, fará patrulhamentos de hora em hora, assim como a Brigada Militar (BM). O efetivo que vier de fora vai ficar no evento, e o policiamento daqui realizará patrulhas nos bairros. Triunfo também nos comunicou que ficará sob alerta”, conta.
Fique atento ao trânsito
Ainda, segundo a administração municipal, durante a tarde, o Departamento de Trânsito, juntamente com a Secretaria de Planejamento, instalará bloqueios em algumas ruas que circundam a Lagoa Armênia, para facilitar o movimento dos funcionários incumbidos de montar o aparato de sonorização e de infraestrutura da festa. A passagem de veículos e motocicletas seguirá interrompida no decorrer da noite.
Os pontos de obstrução, divulgados pela prefeitura, estarão posicionados na Rua Osvaldo Aranha, em frente ao Banco do Brasil; entretanto, a via que dá acesso às ruas Pedro Michel e Sete de Setembro, na lateral do Centro Administrativo da Prefeitura, não será fechada. Os demais caminhos que levam os motoristas à lagoa, como as ruas General Manoel Lautert, Marechal Deodoro, Sidonio C. Reis, José R. Castro e Leonel T. Alvim, do Colégio Pastor Dohms à Praça da Bandeira, serão interrompidos.
Além das ambulâncias à disposição em caso de emergência, existirá um guarda de plantão em frente ao Instituo de Saúde e Educação Vida (Isev) para liberar a passagem aos condutores que desejarem se deslocar até o hospital. “Teremos três ambulâncias, e em cada uma haverá um técnico de enfermagem. Um veículo ficará posicionado em frente ao antigo prédio da Farmácia Básica, na Rua General Manoel Lautert, outro perto do palco, e mais um na praça de alimentação, na quadra coberta da Praça da Bandeira”, explica o secretário da Saúde e Meio Ambiente, José Harry Saraiva Dias.
Programação completa do Natal de Taquari divulgada
pela assessoria de imprensa do município
PROGRAMAÇÃO | SHOWS – 3º CIRCUITO NATAL DA COMUNIDADE
13/12/2015, domingo | João Neto & Frederico e Banda | Local: Lagoa Armênia
15/12/2015, terça-feira, às 21h | Elton Saldanha | Local: Lagoa Armênia
17/12/2015, às 21h, quinta-feira | Estevão e Banda (Música Gospel) | Local: Lagoa Armênia
18/12/2015, às 21h, sexta-feira | Tonho Crocco e Banda | Local: Lagoa Armênia
19/12/2015, às 19h, sábado | Espetáculo La Combita (apresentação de humor para adultos e crianças) | Local: Lagoa Armênia
22/12/2015, às 21h, domingo | Grupo Zueira | Local: Lagoa Armênia
PROGRAMAÇÃO | OFICINA – 3º CIRCUITO NATAL DA COMUNIDADE
De 14/12/2015 a 27/12/2015 | Oficina de Música “Canto Coral” | Local: Ginásio de Esportes José Fritz Machado
PROGRAMAÇÃO | 24º NATAL AÇORIANO EM TERRA GAÚCHA
11/12/2015, sexta-feira, às 21h – “V Natal Luz e Fé” da Escola Timótheo Junqueira dos Santos. Local: Lagoa Armênia
12/12/2015, sábado, às 17h – VII Ecodia. Local: Praça Dom Pedro II
15/12/2015, terça-feira, às 20h30min – DJ Pablo Souza. Local: Lagoa Armênia
19/12/2015, sábado, às 14h – Encontro do Clube do Fusca. Local: Lagoa Armênia
Às 15h – DJ Pablo Souza. Local: Lagoa Armênia
Às 20h30min – Festival de Rock* com Dust Commando, Revolução Perolla, Garotos da Aldeia, Feijão com Corda e Monk Fish. *A banda Groveroots cancelou a sua participação no festival.
20/12/2015, domingo, às 12h – 6º Encontro dos Caminhoneiros. Local: Associação dos Moradores do Bairro Colônia Vinte de Setembro (Ambacovis)
Às 17h – Chegada do Papai Noel e apresentação da Banda Marcial Municipal de Taquari. Local: Lagoa Armênia
Às 20h30min – Apresentação do CTG Pelego Branco e show nativista com Cristiano Quevedo e Erlon Péricles. Local: Lagoa Armênia
22/12/2015, terça-feira, às 20h30min – DJ Xuxa
23/12/2015, quarta-feira, às 21h – Banda Gospel e Ministério da Dança. Local: Lagoa Armênia
26/12/2015, sábado, às 21h – Noite Gospel. Local: Lagoa Armênia
03/01/2016, domingo, às 18h – Sorteio “Férias no Caribe com a CDL”. Local: Lagoa Armênia
Às 19h – Encontro de Terno de Reis 2016. Local: Lagoa Armênia