Na sessão da Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova de segunda-feira, 27 de setembro, os vereadores debateram o turismo no município.
A vereadora Ângela Bilhar (Progressista) indicou a criação de ‘Programa Turístico’ em parceria com municípios vizinhos, bem como, junto à Associação do Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), como forma de alavancar o setor no município e regional. “Temos aqui muitas belezas naturais, bons sabores na gastronomia e diversidade na cultura, estaremos atraindo grandes benefícios para nosso Município, tanto para o comércio, quanto para as comunidades e demais munícipes”, justificou.
O colega João Fernandes (Progressista) destacou a opção de inclusão do turismo rural no programa. Leo Mota (PDT) lembrou que a administração está trabalhando na elaboração e divulgação de rotas turísticas pelo interior, especialmente, para ciclistas e do Parque Municipal.
O presidente do Legislativo, Paulo Delcio de Souza (Republicanos), disse que, na segunda-feira (dia da sessão), participou, em Porto Alegre, de uma reunião onde foi informado que o Estado investirá mais em turismo e deverá abrir programas nos próximos dias. Ele lembrou ainda que o turismo decorrentes do Cristo Protetor, de Encantado, alavancará o turismo na região e que Fazenda Vilanova poderá ser beneficiado. “Nós somos o portal da região e temos potencial.”
Munícipe solicita resolução de problemas nas ruas Ipira e Tubarão
Representando os moradores das ruas Ipira e Tubarão, o munícipe Diego Vedoy fez uso da Tribuna Livre para relatar algumas reivindicações. Conforme Vedoy, ambas as ruas possuem buracos decorrentes do desgaste da manta asfáltica colocada na via. Além dessa questão, o cordão da lateral cedeu, e a água da chuva invade uma das moradias. Outro pedido é de colocação de quebra-molas, pois, embora uma delas não tendo saída, há excesso de velocidade e há muitas crianças residindo no local, que brincam na rua. “Conversei com o secretário de Obras e com o responsável pela manutenção de vias do município e coloquei estas questões.(..) Peço que, se vocês puderem , façam uma indicação para a resolução destes problemas”, justificou.
Projetos de lei aprovados
Foram aprovados, na sessão, cinco projetos de lei, sendo que quatro deles autorizam a execução de pavimentação nas ruas Bom Retiro do Sul, Santa Clara do Sul, Canasvieiras e Santa Maria, assim como a cobrança de Contribuição de Melhorias pela obra, com desconto para o pagamento em parcela única ou em poucas parcelas. Os projetos de lei foram aprovados por unanimidade.
Também foi aprovada a criação do Conselho Municipal de Esportes e do Fundo Municipal do Esporte no Município de Fazenda Vilanova, visando ao incentivo ao esporte e lazer.
Está em análise, nas comissões, o projeto de lei que autoriza a doação de área de terras de 17 mil m², na localidade de Fazenda Cardoso, à Granja Batalha, visando à construção de um tambo de leite para o desenvolvimento econômico do Município. A empresa deverá gerar empregos e retorno de ICMS no valor aproximado de R$ 180 mil nos próximos cinco anos. A próxima sessão do Legislativo ocorrerá na segunda-feira, dia 4 de outubro.