Na sessão do Legislativo de quarta-feira, 1º de setembro, o vereador do Partido Liberal, Fabiano Oliveira, foi à tribuna, acompanhado de Tatiane Vargas, intérprete de libras, a língua brasileira de sinais.
Segundo o vereador, na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla, comemorada entre 21 e 28 de agosto, ele busca sensibilizar o governo e a comunidade da necessidade de políticas públicas de combate ao preconceito. “Para quem não está me vendo, eu sou branco de cabelo castanho claro e estou usando uma gola polo verde”, dirigiu-se Fabiano aos cegos e, interpretado por Tatiane, para ser compreendido pelos surdos”.
Para Fabiano, a ideia de ter uma intérprete busca oportunizar que todos os “não ouvintes” possam interagir e acessar as discussões do Legislativo do município. Atualmente, os encontros são transmitidas pelas redes sociais da Câmara de Vereadores na internet.
De acordo com Fabiano, conforme estudos, 14% da população mundial tem algum tipo de surdez. “Será gratificante poder entender o mundo do silêncio. Devemos evoluir no sentido de dar mais oportunidades às pessoas, a todos um dia a dia com mais esperança”, salientou o vereador.
O projeto de lei que cria a semana municipal da Pessoa com Deficiência está tramitando no Legislativo, conforme o vereador Fabiano.
O vereador Anderson Vargas (PT) disse que era a favor da inclusão de todos, em todos os ambientes, com todos os tipos de acesso. “Sou totalmente contra a exclusão de pessoas.”
Pista de skate para a comunidade
O presidente do Legislativo, Pedro Araújo dos Santos (PDT), solicitou ao Executivo a elaboração de um projeto de lei que permita aos conselheiros tutelares do município dirigirem carros públicos, quando não há motorista autorizado disponível. Para o vereador, isso vai facilitar o trabalho do conselheiro tutelar, além de dar mais agilidade e eficiência.
Vereador Pedro também sugeriu a construção de uma pista de skate na praça em frente à Prefeitura, para ser utilizada por crianças, adolescentes e adultos que praticam o esporte. O vereador chamou a atenção para o perigo de andar de skate nas duas rodovias que cortam o município, a BR-386 e a RS-287. Pedro citou que a obra pode estimular quem busca tornar-se profissional no esporte e citou Raíssa Leal, de 13 anos, medalhista brasileira no skate nas Olimpíadas de Tóquio 2020/2021.
Aprovado projeto de lei que cria conselho de assistência social
Os vereadores aprovaram projeto de lei do Executivo para credenciamento de pessoas jurídicas para prestarem o serviço de limpeza, roçada e poda de árvores. Foi aprovado projeto de lei que autoriza a contratação temporária e emergencial de professores para a rede municipal de ensino, de acordo com o resultado do concurso vigente.
A criação do Conselho Municipal e Fundo da Assistência Social foi aprovada através de projeto de lei. De acordo com a exposição de motivos, a entidade ajudará a comunidade a ter acesso aos seus direitos e a combater a exclusão social.
Rua Lindolfo Cabral
Foi aprovado projeto de lei que autoriza a mudança de nome da estrada Arsênio Garcia de Oliveira para estrada Lindolfo Cabral. O produtor de farinha e comerciante Lindolfo Cabral viveu em Tabaí entre 1891 e 1971. Casou com Martinha Ferreira da Silva e teve cinco filhos, Odilo, Ilva, Antônio, Manuela e Nardy Ferreira da Silva.
Conforme a exposição de motivos da lei, Lindolfo ia de cavalo até Porto Alegre vender ou trocar farinha por tecidos e calçados, que, depois, vendia de porta em porta na cidade e região. A estrada passa entre as terras que pertenciam a Lindolfo.
O vereador Milton Alves da Silva (MDB), neto de Lindolfo Cabral, disse que tinha muito orgulho de dar o nome do seu avô à estrada que passa nas terras da sua família. “Fico muito agradecido aos meus colegas que ajudaram a nomear essa estrada de Lindolfo Cabral.”
Outro projeto de lei aprovado proíbe a duplicidade de homenagens de nomes em logradouros públicos, para facilitar a localização de endereços no município.
Homenagens a Vadico
O vereador Marcelo de Oliveira Machado (MDB) falou sobre a perda do pai, o ex-prefeito de Tabaí, Vadico, falecido na semana passada. “Sempre tentou fazer o bem a todos, um homem simples e humilde.”
O genro de Vadico, vereador Mauro de Vargas (MDB), falou sobre o caráter do ex-prefeito. “Um homem do bem. Nesses anos, que o conheci, foi um cara que nunca faltou com a palavra. Eu queria fazer essa homenagem a ele, que foi nosso primeiro prefeito. Foi um grande homem, de caráter.”
Para o vereador tucano, Milton Alves da Silva, Vadico foi um homem honesto, que ensinou muita coisa para a política de Tabaí. “Trabalhou na criação do município e nos deixou, nesta semana. Muitas lembranças boas do Vadico, uma grande perda.”
O presidente do Legislativo, Pedro Araújo dos Santos, lembrou a oportunidade que teve de estar ao lado de Vadico numa eleição majoritária a prefeito. “Um homem de coração enorme que nos deixou, mas deixou um legado em Tabaí. Temos que ter alguma coisa que eternize o nome dele no município”. Vereadores Anderson Vargas e Darci da Silva também prestarem homenagens ao Vadico. “Era meu companheiro de pescaria”, lamentou Darci.
Tribuna Livre
Marquinhos Lang, presidente da Fundação de Atendimento ao Deficiente e Superdotado do Rio Grande do Sul (FADERS) utilizou a Tribuna Livre para falar da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla, a convite do vereador Fabiano Oliveira, assim como também fazer sua homenagem a Vadico.
Sobre a semana nacional, falou que era uma luta muito grande tornar “os invisíveis, visíveis”. Citou o trabalho nesse setor realizado em Fazenda Vilanova, iniciado na administração do governo Cenci. “O prefeito Amarildo também está seguindo esse trabalho e mais, está fomentando o trabalho.”