Não deu para os gremistas. Os colorados vingaram-se das “flautas” pela má temporada de seu clube e mandaram os torcedores do adversário para a lama no tradicional Gre-Nal de final de ano da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Esta foi a segunda vitória dos vermelhos nos últimos três anos e a quarta vez nos últimos 12 confrontos.
O ponto negativo nesta temporada foi a ausência da categoria Baba, já que os gremistas não conseguiram reunir atletas suficientes para a partida e, com isso, os colorados, foram considerados vencedores por W.O. A situação alimentou brincadeiras por parte dos colorados que afirmaram que “o fato somente confirmou quem possui a maior torcida do Rio Grande”.
Na categoria A, a principal, que vale pontuação dobrada, o Grêmio entrou em campo na obrigação de vencer para levar para a prorrogação, já que os colorados haviam vencido na Força Livre B e na Master 40. Por outro lado, com dois pontos a zero no placar da lama, o Inter dependia apenas do empate para mandar os adversários para o barro.
Com um time mais equilibrado e, teoricamente, com maior qualidade, o Grêmio foi superior na primeira etapa. Criou mais, chegou mais ao ataque, enquanto o Inter, perdido em campo, pouco criou. Sem o controle do meio-campo, o Inter sobreviveu de chutões e, assim, não assustou a meta do goleiro Juliano. Por outro lado, o Grêmio assustou e bastante o goleiro Leonardo que fez, pelo menos, três defesas difíceis, que evitaram um placar mais elástico no primeiro tempo. De tanto insistir, o Grêmio abriu o placar aos oito minutos, com João Vítor.
Mesmo atrás, o Inter não conseguiu se organizar e foi para o intervalo com a derrota parcial.
Na etapa final, o Grêmio diminuiu o ritmo e o Inter começou a sair um pouco mais, porém ainda desorganizado, não conseguiu pressionar o Grêmio. Para piorar a situação, aos nove minutos, o atacante Jorge, do Inter, foi expulso, para desespero dos colorados, que começaram a temer, mais uma vez, pelo banho de lama.
Contudo, mesmo com um a mais, o Grêmio pouco fez para ampliar o escore. Até criou algumas chamces, mas esbarrou na falta de pontaria e na tarde inspirada de Leonardo.
Quando o jogo se encaminhava para o final e o Inter já estava conformado com a prorrogação e, consequentemente, os pênaltis, aos 19 minutos, após falha defensiva, a bola sobrou para Fredão, que girou e estufou as redes de Juliano, 1 a 1, para delírio dos colorados.
Depois, foi só esperar o apito final e comemorar a vitória no desafio. Ao som de valsa e com direito a bolo de 15 anos, os colorados mandaram 12 gremistas para a lama.
Na Master 40, goleada colorada
Na Master 40, os colorados foram superiores e, ao natural, golearam os gremistas por 3 a 0. No primeiro tempo, o Grêmio equilibrou e, por algum tempo, chegou a jogar melhor, Mas na etapa final, o Inter patrolou o adversário e, com gols de Julio, a um minuto, Cristiano Hetinger, de cabeça, aos cinco, e Paulinho do Céu, aos oito, construiu a vitória.
Na Categoria B, nova vitória do Inter
Na categoria B, o Inter venceu por 3 a 1. O Inter abriu com Guga, mas Capelão empatou para o Grêmio. Na etapa final, Felipinho recolocou o Inter na frente e Laurinho fechou, Inter 3 a 1. Nos últimos 12 Gre-Nais da AABB, o Grêmio levou a melhor em 2004, 2005, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2014. O Inter venceu em 2006, 2007, 2013 e 2015.