O 25 de Julho, de Cruzeiro do Sul, é o campeão do Regional Certel/Sicredi 2015 na categoria Titulares. O título veio de forma dramática, pois no tempo normal o time, até então invicto em casa, foi surpreendido e acabou goleado por 5 a 2 pelo União Carneiros, de Lajeado, o que levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, o 25 de Julho foi mais competente e venceu por 5 a 3, conquistando, pela primeira vez na sua história de 54 anos, o Regional Certel/Sicredi.
Cerca de 2,5 mil pessoas prestigiaram a decisão do Regional Certel/Sicredi na localidade de Picada Aurora, em Cruzeiro do Sul. Jogando em casa e dependendo do empate para levntar a taça, já que havia vencido o duelo de ida, em Lajeado, o 25 de Julho chegou primeiro, com Willian, mas Pitol salvou o União Carneiros. Depois, aos poucos, o União Carneiros começou a provar porque era o atual campeão e considerado o favorito. Mesmo com o bafo da torcida adversária na nuca, o time de Lajeado não tomou conhecimento e começou a empurrar o 25 de Julho para o seu campo e a criar várias oportunidades. De tanto insistir, o União abriu aos 31 minutos. Numa falta na intermediária, o zagueiro Sílvio se apresentou para a cobrança e mandou uma bomba, no ângulo da meta do goleiro Tita, 1 a 0 União Carneiros. Aproveitando-se de um “apagão” dos donos da casa, o clube de Lajeado ampliou logo em seguida. Aos 35, Dioguinho recebeu na entrada da área, ajeitou com categoria e chutou rasteiro, sem chances para Tita, 2 a 0 União.
Na etapa complementar o 25 de Julho iniciou a partida com outra postura, com uma marcação mais adiantada e forçando o erro do União. E a estratégia deu resultado. Aos cinco minutos, após erro de marcação, Jardel fez fila e mandou para o gol de Pitol, 2 a 1.
O gol não assustou o União Carneiros, que continuou buscando o jogo e a vitória, principalmente nos contra-ataques. Aos 25, num contragolpe fulminante, após cobrança de falta, Ruimar deixou Tiaguinho na cara do gol. O rápido e habilidoso atacante não perdoou e ampliou o escore, 3 a 1 União.
Aos 29, o volante Riopardinho foi expulso e deixou o 25 de Julho com um a menos. E com um a mais, o União se aproveitou. Aos 34, Ruimar acionou Jean, que não desperdiçou, 4 a 1 União.
Aos 43, Dimitri levou a melhor diante dos defensores do União e, no arremate, a bola tocou na mão de Jô Sabka dentro da área, pênalti. O volante do União também levou o segundo amarelo e foi tomar banho mais cedo. Jarbas cobrou a penalidade com perfeição e descontou, 4 a 2. Mas logo em seguida, aos 45, após falha defensiva do 25 de Julho, Ruimar avançou pela esquerda, fez bom passe para Jean, que recebeu no lado oposto e mandou nas redes de Tita, estabelecendo o placar de 5 a 2 para o União Carneiros e levando a decisão para as penalidades.
Pelo 25 de Julho, acertaram as cobranças Willian, Lego, Jardel, Jonas e Jarbas. Pelo União Carneiros marcaram Cotona, Ruimar e Sílvio, enquanto Seco acertou a trave direita do goleiro adversário. Final: 5 a 3, 25 de Julho, campeão do Regional Certel/Sicredi.
O artilheiro do Regional foi Willian Kochemborger, do 25 de Julho, com 14 gols. O goleiro menos vazado foi Pitol, do União Carneiros, com apenas oito gols sofridos em 16 jogos. O clube mais disciplinado foi o Assespe, de Venâncio Aires, com apenas 170 pontos, vindos de 17 cartões amarelos e nenhum vermelho.
Dos representantes de Taquari, o Pinheiros, que foi eliminado pelo 25 de Julho, encerrou em 16º, enquanto o Taquariense, que foi eliminado pelo União Carneiros, terminou na 25ª colocação entre os 35 que iniciaram a competição.
A campanha
O clube de Cruzeiro do Sul começou a desenhar a sua inédita conquista no dia 26 de julho, em casa, na vitória por 2 a 1 sobre o 11 Amigos, de Poço das Antas. Na segunda rodada, no dia 2 de agosto, a primeira derrota, por 3 a 1 para o Amigos, em Arroio do Meio. Depois, só vitórias. No dia 9 de agosto, em Cruzeiro do Sul, vitória magra por 1 a 0 sobre o Internacional, de Lajeado. Na quarta rodada, no dia 16 de agosto, vitória por 2 a 0 sobre o Seiva do Mate, em Guaporé. No dia 23, na quinta rodada, o 25 de Julho folgou. Na volta, na sexta rodada, no dia 30 de agosto, em casa, goleada de 5 a 1 sobre o Avante, de Teutônia. E para encerrar a primeira fase, nova goleada, desta vez por 3 a 0 sobre o Riograndense, em Imigrante.
Assim, com 15 pontos em 18 disputados, o 25 de Julho passou para os mata-matas com a segunda melhor campanha. No primeiro mata-mata, pela frente o Alto Taquari, de Teutônia, 29º colocado no ranking. No primeiro duelo, fora, vitória por 2 a 1. Na volta, em casa, goleada por 5 a 1 e vaga entre os 16 garantida. Nas oitavas, o 25 teve pela frente o Pinheiros. Na ida, em Taquari, empate em 0 a 0. Na volta, vitória por 3 a 0 e classificação na mão. Nas quartas de final, o 25 de Julho levou um susto contra o Cruzeiro, de Anta Gorda, vice-campeão em 2014. No primeiro confronto, em Anta Gorda, empate em 2 a 2. Na volta, em casa, o 25 de Julho perdia até aos 48 minutos do segundo tempo, quando Willian empatou em 1 a 1 e deu a vaga nas semifinais ao clube de Cruzeiro do Sul, que tinha a vantagem por ter melhor campanha.
Nas semifinais, o 25 de Julho atropelou o União Campestre, de Lajeado, até então favorito e equipe com melhor campanha. Na ida, em Lajeado, vitória tranquila por 3 a 0. Na volta, nova goleada, desta vez por 5 a 2 e vaga na decisão garantida. Na final, contra o gigante União Carneiros, de Lajeado, vitória fora por 3 a 1 e derrota em casa, no tempo normal por 5 a 2. Nos pênaltis, o 25 de Julho ficou com o título após vencer por 5 a 3.
Em 16 jogos, o 25 de Julho obteve 11 vitórias, três empates e duas derrotas, marcou 40 gols e sofreu 18. O artilheiro do time e do Regional foi o atacante Willian Kochemborger, com 14 gols. O vice foi Jardel, com oito gols.