O taquariense Álvaro Martin Silva, formado no Esporte Clube Pinheiros e Pinheiros/Duttra, vive um momento especial na sua até então curta carreira dentro do futebol. Aos 17 anos, o volante foi efetivado como capitão do time Juvenil do Juventude, de Caxias do Sul, clube tradicional do futebol gaúcho e que, em 2021, está na elite do futebol brasileiro, disputando a Série A do Brasileirão.
Filho de André da Silva e Janaina Moraes Martin, Álvaro iniciou a carreira aos cinco anos, na escola Pinheiros/Duttra. Desde lá sempre mostrou qualidade e espírito de liderança. Tanto que, aos 9 anos, passou a fazer parte das categorias de base do Grêmio, de Porto Alegre, onde esteve por cinco anos, até 2018. “Foram muitas experiências, que serviram de muito aprendizado e me proporcionaram conhecer outros estados e países.”
De acordo com Álvaro, a sua transferência para o Juventude se deu em 2018, quando tinha 14 anos, após desligamento do Grêmio. “Foi um convite que recebi através do Professor Dutra (Antônio Carlos Dutra, coordenador da Pinheiros/Duttra) e do Professor Jonas Rosa (Coordenador da escolinha do Juventude) para ingressar no Juventude, dando sequência na minha carreira.”
Álvaro afirma que a pandemia tem sido um momento difícil e que rendeu uma longa parada. “Mas com a ajuda da Pinheiros/Duttra, conseguimos manter o nível técnico e físico com os treinamentos.”
O meia afirma que, desde o final de 2019, já fazia um revezamento com a braçadeira de capitão com outros atletas, mas agora, após a retomada dos treinamentos em Caxias do Sul, ele se tornou o principal capitão do time. “Estou numa fase muito boa, por meu espírito de liderança, estou capitão da Sub-17 e, por vezes, pego lista para jogos do Sub-20.”
Atualmente, o time de Álvaro disputa a Copa Água da Pedra e se prepara para o Gauchão Juvenil da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), competição que, devido à pandemia, não tem data para começar. Além disso, o Juventude se prepara para a Copa Santiago, tradicional certame disputado no início de cada temporada. Pela Copa Água da Pedra, até agora, em quatro partidas, o time de Álvaro obteve duas vitórias e dois empates, permanecendo invicto.
Com contrato de formação com o Juventude, Álvaro mora numa república, com outros atletas do time, perto do estádio Alfredo Jaconi, casa do Juventude.
Álvaro se diz feliz e traça planos para o futuro da carreira. “Estou feliz no Juventude e trabalhando sério para conquistar os objetivos traçados no clube. Quero continuar evoluindo dia a dia, com muito esforço e humildade, para conseguir alcançar meus objetivos, chegando ao profissional. Quero conquistar muitos títulos, sendo muito feliz com o futebol na minha vida. Sempre agradecendo à Pinheiros/Duttra e ao Pinheiros, por todo o suporte que sempre me ofereceram, além, é claro, da minha eterna gratidão à minha família.”