Taquari iniciou a imunização dos trabalhadores da educação das redes municipal, estadual e particular, que estejam em atividade na profissão, no dia 18 de maio, terça-feira.
No primeiro momento, a vacinação foi aberta para as pessoas com mais de 45 anos. Ontem, iniciou a etapa para as pessoas acima de 30 anos e na próxima segunda-feira, 24 de maio, será a vez dos com 18 anos ou mais. São imunizados os professores e funcionários que estão atuando nas atividades de educação infantil, ensino fundamental e médio, não abrangendo, cursos de idiomas, profissionalizantes, de nível superior nem de dança. Para receber a dose, é preciso apresentar um atestado do vínculo escolar, assinado pelo diretor ou proprietário da instituição.
A professora da Escola São Raphael/APAE, Cleusa Maria da Costa, 50 anos, há 26 no magistério, esteve na unidade de saúde do bairro Colônia 20, na terça-feira, para receber a primeira dose da sua imunização. Para ela, o momento é muito gratificante. “Também estamos insatisfeitos com a situação em que nos encontramos em relação à educação e a forma como estamos ensinando. O professor não está contente também com as aulas à distância, exigindo que as famílias façam esse trabalho também, embora elas estejam realizando bem dispostos; não encontrei dificuldade alguma com as famílias dos meus alunos. Mas sabemos que há coisas que é só o professor para desenvolver”, disse.
Até a tarde da quarta-feira, 97 profissionais da educação foram imunizados, conforme a Prefeitura.
A vacinação contra o coronavírus segue para os demais grupos. Além das pessoas com 60 anos, podem receber a vacina quem tem 18 anos ou mais com comorbidades, pessoas com Síndrome de Down (18 anos ou mais); pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) (18 anos ou mais); gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes (18 anos ou mais) e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa BPC (com 18 anos ou mais).
É preciso levar documento com foto, CPF ou Cartão do SUS, e é recomendável apresentar um comprovante de residência.
Remessa deve eliminar atrasos na segunda dose da CoronaVac
Na quinta-feira, começou a aplicação de uma remessa com 630 vacinas de CoronaVac recebidas na quarta-feira, 19 de maio, para a segunda dose da imunização. Com o quantitativo, a Prefeitura diz que será possível imunizar todas as pessoas que estavam com a vacina em atraso.
Para evitar aglomeração, os postos Central e Colônia 20 abriram, na quinta-feira, até às 19h, sendo que, para a demanda da segunda dose, exclusivamente, das 15h às 19h.
Quem ainda não fez a segunda dose da CoronaVac deve procurar a unidade onde realizou a primeira dose.
Na sexta-feira, 13 de maio, o município recebeu 310 vacinas também para a segunda dose, que foram aplicadas no sábado nas pessoas que tinham agendamento até 28 de abril. No entanto, no final do dia, houve sobra de cerca de 100 doses, em decorrência de pessoas que não compareceram na unidade. Nesta semana, a Prefeitura informou que todas elas foram aplicadas entre a segunda e a terça-feira.