A expectativa é grande entre os esportistas de Taquari. Desde a última segunda-feira, os municípios estão autorizados pelo governo do Rio Grande do Sul a liberar o funcionamento das quadras para esportes coletivos. Contudo, a Prefeitura de Taquari ainda não autorizou essa abertura e vai esperar por uma reunião na Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), hoje, para decidir se autoriza ou não a abertura das quadras no município.
Depois de passarem quase todo o ano de 2020 fechadas, as quadras esportivas voltaram a abrir no final de janeiro. Contudo, um mês depois, no final de fevereiro, foram novamente fechadas devido ao aumento do número de casos de coronavírus e pela implantação da bandeira preta no modelo de distanciamento controlado em todo o Rio Grande do Sul.
Na última semana, quando foi publicado novo decreto pelo governador, que instituiu o Sistema de Avisos, Alertas e Ações para fins de monitoramento, prevenção e enfrentamento à pandemia da Covid-19, houve a autorização do estado para que cada município liberasse essa reabertura, o que não aconteceu em Taquari. Em relação à área do desporto (jogos em quadras e similares), a orientação aprovada pelos prefeitos do Vale em assembleia virtual da Amvat, na última segunda-feira, foi de que os municípios mantivessem suspensas essas atividades até a nova reunião, que deve acontecer hoje, quando a Amvat definirá os protocolos regionais de enfrentamento à Covid-19, a partir do novo sistema de monitoramento proposto pelo estado.
Segundo nota enviada pela Amvat, os prefeitos entenderam que havia a necessidade de um acompanhamento da situação durante a semana que passou e de um maior detalhamento desse novo modelo para que seja possível uma liberação segura de atividades como futebol e eventos, o que será feito a partir de orientações do Comitê Técnico Regional.