Novamente, idosos madrugaram na fila das unidades de saúde para garantir a segunda dose da vacina CoronaVac. O anúncio da disponibilidade de doses pela Prefeitura a partir da terça-feira, 10 de maio, mobilizou centenas de pessoas. No posto Central, os primeiros da fila começaram a chegar por volta das 20 horas de segunda-feira para passar a madrugada na calçada. As dezenas de pessoas tiveram ainda que buscar uma forma de se abrigar da chuva. Como a moradora do bairro Caieira, Tânia Maria de Almeida Silveira, 67 anos. “Passamos trabalho, mas vencemos”, diz a moradora, que ocupou o segundo lugar na fila. Para driblar a chuva, eles tiveram que se abrigar na marquise de uma agência bancária, próxima ao prédio da unidade de saúde. “Começou a chover e tivemos que ficar no banco (calçada da agência) para se resguardar. Não sei por que eles não abriram o posto para as pessoas ficarem. Maior injustiça do mundo”, diz.
A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) divulgou, na noite de ontem, que serão distribuídas 310 doses da CoronaVac para Taquari, nesta sexta-feira, a serem aplicadas nas pessoas que aguardam a segunda dose. Também serão destinadas 350 vacinas da Astrazeneca para a segunda dose.
Ampliada a vacinação
Inicia nesta sexta-feira, dia 14, a imunização para pessoas com 18 anos ou mais dos grupos: com deficiência permanente, moradores em situação de rua e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
A imunização segue para pessoas com comorbidades e demais grupos. A vacinação ocorrerá nos postos Praia, Central e Colônia 20.