Muitos integrantes da família Reis são conhecidos por Mutuca. Isso ocorre, segundo Adão dos Reis (foto), 86 anos, morador do Passo da Aldeia, devido à atividade de criação de gado.
Ele conta que seu avô, José Franklin dos Reis, e o irmão, Benjamin Franklin dos Reis, eram tropeiros, vindos da região de Lagoa Vermelha, que lidavam muito com o gado, atividade que atraia a mosca Mutuca e isso teria sido a causa do apelido da família Reis.
José Franklin dos Reis teve os filhos José e Xiru, que ficaram em Lagoa Vermelha; Trajano e Maneco, em Paverama; Prudêncio, Luís, Mila, Picucha e Nair, em Taquari; Pinana, em Catuípe; Rosária e Luísa, em Tabaí.
Benjamin, conforme Adão, teve os filhos, Minga Reis, Sulferino José, Vicenta, Cadica e Dedeia.
Adão é filho de Luís Franklin dos Reis e Adélia Bilhar dos Reis, nasceu em Paverama e passou a morar em Taquari aos cinco anos. “A família toda é conhecida por Mutuca e está espalhada pelo Rio Grande do Sul”, conta.
Ele guarda fotos de José Franklin e Prudêncio na lida com o gado.
Mas há alguns descendentes da família Reis que acreditam que o apelido decorre de outros motivos, como o fato de os descendentes dos Reis serem teimosos e persistentes. Outro motivo seria pelo fato de gostarem de, onde estejam, fazer barulho, seja conversando, discutindo ou tocando música.
O leitor pode enviar, pelo whatsapp (51) 99102-8553, sua colaboração sobre o apelido de outras famílias que ainda ainda não foram publicadas.