A Brigada Militar de Taquari foi chamada, na manhã da última quarta-feira, dia 31, para averiguar uma denúncia de ameaça e acabou encontrando 14 pássaros silvestres e exóticos na residência do suspeito, na Estrada TK 36, bairro Rincão São José.
Conforme ocorrência policial, a Brigada Militar recebeu denúncia pelo telefone 190 de que uma idosa estaria pedindo socorro. Uma guarnição de serviço deslocou-se até ao endereço informado e, ao chegar no local, constatou a vítima, uma senhora de 70 anos, muito abalada emocionalmente. A senhora disse que não aguentava mais as graves ameaças de seu marido, inclusive de morte. A vítima ainda mostrou pássaros silvestres e exóticos que seu esposo mantinha presos, espécies como azulão, cardeal, trinca-ferro, príncipe, colerinha, entre outros.
Diante dos fatos, o homem de 57 anos foi apresentado na Delegacia de Polícia de Taquari, onde foi feito o registro de ocorrência e encaminhada a solicitação de medida protetiva ao Poder Judiciário. Após os trâmites, o homem, que não possui antecedente, foi liberado.
Em relação aos pássaros silvestres, a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) foi acionada e confeccionou um Auto de Apreensão dos 14 pássaros, que foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). De acordo com o sargento Adilson Brum, comandante da Patram de Estrela, pelo crime ambiental, o homem vai responder, em liberdade, a um Termo Circunstanciado e a Patram vai encaminhar um relatório à Promotoria de Taquari para que possa ou não oferecer a denúncia.