Dados da movimentação do emprego em outubro foram divulgados, na semana passada, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base no Novo Caged. Os números mostram que em Taquari, no mês, foram 192 contratações e 138 demissões, ficando positivo de 54. O saldo é menor na comparação com o mês anterior. Setembro teve mais contratações e menos demissões, fechando com saldo 87.
A boa notícia de outubro é que todas as cinco áreas tiveram resultado positivo. A de serviços teve o maior saldo, com 24, resultado de 57 admissões e 33 demissões. Nessa área, a atividade de aluguel de andaimes teve o maior destaque, saldo de 18 contratações a mais do que desligamentos.
Na indústria, foram 49 contratações, 35 desligamentos e saldo 14. A atividade de manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para uso industrial, dentro da indústria da transformação, teve o maior saldo, com 8 contratações a mais do que demissões.
Na agropecuária, foram sete contratações e apenas um desligamento. Apoio à produção florestal teve seis contratações e nenhum desligamento.
O comércio teve o maior número de admissões, com 66, mas também demitiu 61 pessoas, ficando saldo cinco. As atividades de comércio varejista especializado, tanto de equipamentos e suprimentos de informática, como de telefonia e comunicação, ficaram, cada uma, com saldo três.
Na construção, foram 13 admissões e oito desligamentos, restando saldo cinco, e a incorporação de empreendimentos imobiliários fez três contratações e nenhuma demissão.
No acumulado do ano, Taquari está na sexta colocação
O resultado de outubro mudou a posição de Taquari entre os municípios do Vale, no acumulado do ano, passando da sétima para a sexta posição no ranking dos melhores saldos. Mas o destaque é de Lajeado, que estava com saldo negativo em setembro, -35. Com ajustes feitos pelas empresas ao Caged fora do prazo (após o dia 15 de cada mês), passou para -27 em setembro e registrou um acumulado de 374 admissões a mais do que demissões, em outubro. Indústria e comércio tiveram os melhores desempenhos, em Lajeado, com saldos de 131 e 116, respectivamente.
Tabaí fechou outubro com saldo positivo de nove, resultado de 25 admissões e 16 demissões. O setor da indústria registra o maior saldo positivo, e a atividade de produção de artefatos estampados de metal teve duas contratações e nenhum desligamento. O município ocupa a nona posição no ranking dos melhores, com acumulado positivo de 21 admissões a mais do demissões.
Paverama teve resultado positivo em outubro com saldo 3, provenientes de 47 admissões e 44 desligamentos. O setor da indústria foi o de maior destaque em outubro, e a atividade de acabamento de calçados de couro sob contrato registrou 23 admissões e sete demissões, ficando com saldo 16. No acumulado do ano, Paverama segue com saldo negativo de 3 demissões a mais do que contratações.
Fazenda Vilanova, no mês, o saldo foi de -4, resultado de 10 contratações e 14 demissões. A indústria foi a área que mais demitiu, e a atividade de fabricação de alimentos para animais teve três desligamentos e nenhuma admissão. No acumulado do ano, o município segue negativo com 101 demissões a mais do que contratações.