O Ministério da Educação divulgou, na semana passada, o Índice Nacional da Educação Básica (Ideb) de 2019. A avaliação é realizada a cada dois anos, através de uma prova aplicada a alunos do ensino fundamental, do 4ªano/5ªsérie e 8ª série/9º ano, e do 3º ano do ensino médio. A média de Taquari nos três níveis avaliados teve melhora em relação à edição anterior, em 2017.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, o município manteve a sequência de recuperação do crescimento desde 2015, cuja média era de média 5.5, quando teve uma queda em relação a 2013, na qual a média era de 5.9. O resultado de 2019, de 5.8 pontos, alcançou a meta prevista pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Nos anos finais do ensino fundamental, Taquari também teve melhora e manteve a sequência de recuperação do crescimento desde 2015, cuja média foi de 4.1, inferior a de 2023, que era de 4.3. Em 2019 chegou a 4.5, a maior nota nos 14 anos da avaliação educacional. No entanto, o índice não alcançou a meta projetada pelo INEP para 2019, que é de 5.4.
Já no 3º ano do ensino médio, o índice de Taquari superou a meta de 3.8. O resultado do município foi de 4.4, ficando 0.8 acima do índice de 2015, quando o ensino médio passou a ser avaliado.
Escola Barão de Antonina com o melhor desempenho
O INEP divulga também o resultado individual das escolas que tiveram o número de participantes na avaliação suficiente ou que atenderam os requisitos necessários para ter o desempenho calculado. Mas há educandários que não participaram ou solicitaram que não houvesse a divulgação, conforme Portaria Inep.
O melhor índice de Taquari foi obtido pela Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Antonina, no Colônia 20. O educandário teve nota nos três níveis. Nos anos iniciais, ficou com 6.8 para uma média projetada de 5.5 e superando em 1.0 ponto o resultado de 2017. Nos anos finais, não alcançou a meta de 5.4, mas ficou com índice 5.1 e superou o resultado anterior em 0.6 pontos.
No ensino médio a escola foi a única de Taquari com o índice divulgado. A nota de 4.4 superou a meta projetada de 3.6 e o resultado anterior de 3.2, um crescimento de 1.2 ponto.
A diretora da escola Barão de Antonina, Karen Suzi Machado, explica que nas séries iniciais o planejamento dos professores do 1º ao 5º ano é conjunto para haver uma sequência. “É muito trabalhada a interpretação e a produção textual, o que ajuda em tudo, tanto no português, como na matemática e nas outras disciplinas. Acredito que o forte disso é o planejamento coletivo”, salienta.
O mesmo tem sido buscado para os estudantes do ensino médio. “Estamos procurando dar uma sequência para que não se perca no caminho o que já foi aprendido e que consiga se reforçar o que está fraco e sempre com foco nesta questão da produção e interpretação textual que, por muitos anos, foi onde havia muita dificuldade.”
Para a diretora, o problema que ocorre nas séries finais do ensino fundamental, além da questão da adolescência, na qual os estudantes perdem o interesse pelo estudo, há a questão da infrequência. “Isso tudo acarreta transtorno. Tem muito a ver com a faixa etária deles. Para os pequenos, a escola é tudo, querem estudar, querem aprender, gostam de tirar nota boa. Quando chega na adolescência, se perdem um pouco; no ensino médio volta o foco, pois estão com visão para uma faculdade, a vida profissional e começam a se centrar mais.”
A inserção da tecnologia nas aulas, imposta pela pandemia, poderá servir de atrativo para os alunos dos anos finais do ensino fundamental. “Acho que essa aula que a pandemia está nos dando, que estamos tendo que modificar a maneira de trabalhar, aprendendo “na marra”, vai surtir um efeito bom, com metodologias diferentes para eles. Os professores vão trabalhar com outras formas que, de repente, vão atrair mais a atenção deles”, diz a diretora.
O resultado de Paverama, Tabaí e Fazenda Vilanova
Os municípios de Paverama e Fazenda Vilanova tiveram resultados dentro do previsto nos anos iniciais do ensino fundamental e no ensino médio. Já nos anos finais do ensino fundamental, não alcançaram a meta projetada. Tabaí apresentou melhora no resultado nos anos iniciais, mas não alcançou a média projetada para o ano em nenhum dos níveis.
O melhor índice no Estado foi de Picada Café
O Ideb 2019 de Picada Café obtido nos anos iniciais do ensino fundamental foi o mais alto do Estado. O município obteve 8.3 pontos, superando a meta projetada, que era de 6.3 e o resultado anterior, que foi de 7.3, em 2015. Nos demais níveis, o Ideb superou a meta projetada. Nos anos finais do ensino fundamental, obteve índice 6.3, quando a meta projetada era de 6.2. No ensino médio, o resultado foi de 5.2, e a meta era de 4.7 pontos.
Para essa conquista, a secretaria municipal da Educação diz que aposta em ações contínuas a cada ano, com formação continuada dos profissionais da educação, trabalho de parceria com as famílias e escola de tempo integral. Picada Café tem quatro escolas que atendem os alunos em turno integral, sendo três para os alunos do ensino fundamental.
O currículo formal é composto por Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Língua Inglesa e Alemã, Educação Física, História, Geografia, Ciências e Ensino Religioso e, na parte diversificada, é oferecido acompanhamento pedagógico, esporte e lazer, cultura e arte e iniciação científica.
“Acreditamos que são vários os fatores que contribuem para esse resultado: engajamento dos profissionais da educação, famílias, alunos”, destacou a secretaria, através de e-mail.