O remanejamento do efetivo policial, aplicado pelo Capitão Fábio Bilhar desde que assumiu o comando em novembro de 2019, tem proporcionado a criação de grupos específicos na Brigada Militar de Taquari, para combate à criminalidade. Um deles é a Patrulha Tático Móvel (Patamo), voltada ao enfrentamento do tráfico de drogas, crimes patrimoniais, entre outros, que completa seis meses em setembro e já mostra resultados positivos.
Conforme dados da secretaria de Segurança Pública, no primeiro semestre de 2020, foram sete prisões por tráfico e 35 ocorrências de posse de entorpecente. No mesmo período de 2019, ocorreu uma prisão por tráfico e 21 registros de posse. “O aumento nas prisões por tráfico chega a 700%”, enfatiza o Capitão.
Segundo Fábio Bilhar, o crescimento desse tipo de ocorrência se dá pela instituição da Patamo. “A patrulha tem um trabalho diferente, é uma guarnição com outro tipo de treinamento. Eles saem com missões específicas com foco no combate à criminalidade organizada, ao tráfico de drogas, crimes patrimoniais. Há, inclusive, diferenciação na farda, com uso de boina e colete pretos”, explicou o comandante. A guarnição também é formada por policiais que já atuaram na região metropolitana e possuem vivência de enfrentamento à criminalidade em grandes centros.
Além da Patamo, a Brigada Militar também reativou rondas com apoio de motocicletas e pretende criar dois novos grupos táticos ainda em 2020, voltados à inibição da criminalidade. “São projetos a serem incrementados neste ano, para que a gente possa atender ainda melhor a comunidade. Com a retomada do comércio pós-pandemia, estamos instituindo a patrulha comercial, específica para trabalhar em locais de grandes fluxos de comércio na cidade, com visitação e coleta de informações. E também vamos instituir a patrulha rural, com foco nas áreas mais distantes do Centro de Taquari, onde nós também temos que dar atenção e precisamos focar no abigeato”, informou.
O remanejamento do efetivo também proporcionou mais policiais e viaturas na rua. Um dos reflexos dessas ações é a redução do número de roubos e furtos em 2020. No primeiro semestre deste ano, foram registrados 85 crimes do tipo, 40% a menos do que no mesmo período de 2019, quando ocorreram 140 casos. Os dados da secretaria de Segurança Pública também mostram que o roubo de veículos, que teve seis registros no primeiro semestre de 2019, ficou zerado em 2020.