O mês de junho começou a apresentar uma pequena reação do município na geração do emprego. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgados nesta semana, mostram que foram 110 admissões e 104 demissões, restando saldo positivo de seis empregos.
A reação do emprego em junho é atribuída, conforme dados do Caged, ao desempenho dos setores agropecuário, comércio e serviços, que , embora pequeno, fecharam positivos. A indústria não gerou saldo porque o número de demissões foi o mesmo das contratações. A construção civil teve resultado negativo.
O número de junho é uma reação em relação aos meses anteriores. Abril e maio fecharam negativo em 65 e 84, respectivamente. Fevereiro também teve mais demissões do que admissões.
Taquari e Tabaí entre os melhores resultado do mês
Taquari obteve a quinta colocação entre os municípios do Vale, atrás de Muçum, Poço das Antas, Ilópolis e Tabaí.
Entre os municípios com maior saldo negativo, estão Estrela, Teutônia e Bom Retiro do Sul.
Tabaí teve 20 contratações e 13 demissões, restando saldo positivo de sete. O comércio teve o melhor resultado, com saldo 8, seguido dos setores da agropecuária (3) e construção (3). Indústria e serviços fecharam negativos em 3 e 4, respectivamente.
Já Fazenda Vilanova teve mais demitidos do que contratados em junho. O município fechou o mês com -9, resultado de 3 admissões e 12 demissões, atribuídos aos setores da indústria (-8) e da construção (-3). Serviços e comércio tiveram apenas uma contratação cada, sem demissões.
Paverama também teve resultado negativo em junho, de -12. Foram 25 admissões e 37 desligamentos. A indústria foi a que mais demitiu, com saldo de -17 em relação às contratações. Agropecuária, comércio e construção também fecharam negativo em -2, -1 e -1, respectivamente. Apenas o setor dos serviços fechou positivo com saldo de 9 admitidos a mais do que demitidos.