A secretaria municipal da Saúde de Fazenda Vilanova está em alerta depois que houve aumento no número de casos de coronavírus. Na última semana, foram sete novos casos de Covid-19. Na quinta-feira, 9 de julho, o município registrava 13 casos positivos (desde 30 de abril) e até ontem eram 20 pacientes com coronavírus, ou seja, sete a mais.
Conforme a secretaria da Saúde, o aumento no número de casos decorre do atraso na informação, que é via sistema. Alguns pacientes já estão curados quando o município é comunicado do caso. Por esse motivo, dos 20 casos há dois pacientes ativos, ou seja, que deram positivo pra Covid-19 e estão em isolamento com sintomas da doença. Mas o alerta ocorre porque há casos de contaminação comunitária, ou seja, quando não estão envolvidas em surtos, especialmente de empresas onde trabalham.
Outro agravante foi a morte, na sexta-feira, de uma mulher, de 93 anos, tendo como causa o vírus. Ela precisou de atendimento médico pela manhã e faleceu algumas horas depois.
O município tem dois casos suspeitos, com internação hospitalar, que aguardam o resultado do exame encaminhado para o Laboratório Central.
Dos 19 casos positivos do município, 16 estão curados, 2 ativos e um óbito.
Medidas de prevenção
A Prefeitura anunciou, na manhã da terça-feira, a adoção de medidas para conter a propagação. “Houve um agravamento da situação aqui no município. A preocupação é bastante grande, e estamos tomando algumas atitudes”, disse o prefeito em vídeo disponibilizado na rede social. Ele ressaltou a necessidade de as pessoas usarem a máscara e ficarem em casa, se não houver a necessidade urgente de sair.
Os agendamentos de médico e dentistas que não são de urgência foram suspensos visando a diminuir a circulação de pessoas no posto de saúde. Também houve a desinfecção das ruas nesta semana e deverão ser disponibilizados dispensers com álcool gel para higienização das mãos com maior frequência. Cenci, que teme o fechamento do comércio na próxima semana, destacou a necessidade da colaboração dos supermercados, lojas e bares e disse que a fiscalização do cumprimento dos protocolos de medidas de prevenção seria intensificado. Ele falou, ainda, da importância que as igrejas cumpram a medida, especialmente, quanto à presença, durante os cultos, de 25% da capacidade de público.