O mês de junho é marcado pelas tradicionais festas de São João. Neste ano, em função da pandemia de coronavírus, os festejos juninos não podem ser realizados por escolas, grupos e entidades, devido à aglomeração. Para não ficar sem as delícias típicas da festa, O Fato reuniu com os leitores duas receitas de pratos tradicionais, que podem ser feitas em casa.
Rapadura de amendoim da Angélica Machado
A negociadora e confeiteira, Angélica Fazenda Machado, 34 anos, faz a receita utilizando um pacote de 500g de amendoim, dois copos de 300ml de açúcar, um copo 300ml de água e uma caixa de leite condensado. “Coloque o amendoim, açúcar e a água numa panela e mexa até açucarar. Adicione o leite condensado, sempre mexendo. Quando soltar da panela está pronto”, explica. Depois, é só moldar as rapaduras no tamanho desejado sobre um tabuleiro.
A professora aposentada, Leda Costa, 79 anos, ensina a receita de canjica. Os ingredientes são meio quilo de canjica branca, 250g de coco fresco, duas xícaras de açúcar, um litro de leite, uma caixa de leite condensado e cerca de três litros de água.
Antes do preparo, é preciso deixar a canjica de molho por oito horas. Depois, cozinhar na panela de pressão, com dois a três litros de água, por cerca de uma hora e meia. “Quando estiver macia, coloque o coco e o açúcar e cozinhe mais um pouquinho, mexendo para não grudar. Coloque o leite e, quando ferver, o leite condensado”.