Começa a sair do papel um projeto de quase dois anos, para tratamento de dependentes químicos no município. Com ajuda de empresários e comunidade local, a Casa de Recuperação Congregação de Davi, que já possui sede em Triunfo, concluiu as obras necessárias para o início das atividades em Taquari. A comunidade aguarda vistoria da vigilância sanitária e concessão de alvará para começar os trabalhos.
Segundo o presidente e fundador da Casa de Davi, Marcelo Leandro Pereira de Souza, além de protocolar o pedido de vistoria da vigilância sanitária, a comunidade já recebeu alvarás dos Bombeiros e de dedetização, os primeiros necessários. “Construímos um prédio que, de acordo com a resolução das comunidades terapêuticas, é necessário para podermos começar a trabalhar. Tem refeitório, cozinha, alojamento, salas de multiuso, capela e sala para atendimento médico e psicológico “, informou.
A construção tem cerca de 200 metros quadrados e está situada no Rincão São José. O investimento de R$ 150 mil teve a maior parte da verba provindas de doações da comunidade taquariense. O restante foi angariado com parceiros da unidade de Triunfo e recursos que a congregação possuía em caixa. “Bastantes pessoas se sensibilizaram, ouviram falar do nosso trabalho, foram conhecer e se disponibilizaram a colaborar . Terminamos as obras com a ajuda de voluntários, pessoas que tiraram um tempo até do seu trabalho para nos ajudar a concluir tudo o que tinha que ser feito”, agradece o presidente Marcelo, que informa haver projetos para futuras ampliações do espaço.
As instalações atuais têm capacidade para atender a 12 pessoas. A instituição trabalha com dependentes químicos de drogas e álcool , num sistema de tratamento voluntário, com duração de seis a nove meses. Os pacientes não são obrigados a permanecer no local, e sim orientados e acompanhados por médico, psicólogo e monitores. “O nosso trabalho é baseado em três pilares: disciplina, laborterapia e espiritualidade. Para se internar, a pessoa tem que aceitar o cronograma e o programa terapêutico”, explica Marcelo. Durante o tratamento, os moradores participam de oficinas de artesanato, esporte, lazer, plantação, entre outras atividades, como a limpeza e organização do espaço, alimentação e vestuário. Também são realizados cultos religiosos e reuniões de grupo.
Há mais de dez anos trabalhando com o tratamento terapêutico de dependentes químicos, Marcelo lembra um dos casos mais marcantes da Casa de Davi. Um morador de Esteio, que chegou à comunidade levado pela família em função do alcoolismo e cogitou desistir do tratamento por causa da proibição de cigarro no local. “Mas decidiu aceitar e se abster do cigarro. O primeiro mês foi difícil para ele, passou pelo primeiro, o segundo e concluiu nove meses de tratamento e não quis mais ir embora. Hoje, faz oito anos que ele está dentro da instituição, é um monitor, fez curso, dirige os carros da instituição e é uma pessoa de confiança dentro da comunidade”, conta. Para o presidente da entidade, este é um sinal de que o trabalho está dando certo. “Temos bastantes pessoas recuperadas na sociedade. Claro que nem todos conseguem permanecer, porque não é fácil seguir regras e normas, mas são essas regras que vão mudar o caráter dele, a visão dele, a forma de pensar e encarar a vida para poder voltar à sociedade e não ter mais problemas com a dependência química”, acredita.
A comunidade deve receber pessoas de Taquari e de outros municípios. A unidade de Triunfo, já assiste internos taquarienses desde o início do projeto, há 10 anos.
Prefeito vê esperança para muitas famílias
Através de projeto de lei aprovado pelos vereadores, a Prefeitura Municipal cedeu os cerca de dois hectares de terra à Congregação Casa de Davi em 2018. O objetivo é aumentar a rede de tratamento para dependentes químicos, que já conta com leitos para internação no Hospital São José e acompanhamento com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Para o prefeito Maneco, a instalação da comunidade no município traz esperança a muitas famílias que hoje enfrentam problemas decorrentes da dependência química. “Por confiarmos no trabalho da instituição, a Prefeitura cedeu o terreno para a instalação do centro terapêutico e é parceira da iniciativa, que tem ajudado a tirar muitas pessoas do mundo das drogas. Ações como essas sempre contarão com o nosso apoio”, disse o prefeito.