No último domingo, aconteceram as partidas de ida das semifinais do Regional Certel/Sicredi da categoria Titulares. E os visitantes levaram a melhor, pois venceram longe de casa e levam para seus redutos a vantagem do empate no próximo domingo.
Em Brochier, o até então invicto Juventude não teve uma tarde muito feliz e acabou perdendo por 2 a 0 para o União Carneiros, de Lajeado, atual campeão do Regional e que eliminou o Taquariense. Com um futebol envolvente e bom posicionamento defensivo, o União soube explorar os contra-ataques e venceu com autoridade o adversário. Com três minutos, Tiaguinho Nyland foi derrubado dentro da área. Ruimar foi para a cobrança e mandou para as redes, 1 a 0 União Carneiros. Na etapa final, aos 40, Jean Both fez a jogada pelo flanco e Ruimar, mais uma vez, colocou para o gol, 2 a 0 União.
Na volta, neste domingo, às 16h30min, em Lajeado, o União Carneiros recebe o Juventude precisando apenas do empate para seguir vivo na briga pelo bicampeonato. O Juventude precisa vencer por qualquer placar para levar a decisão para os pênaltis.
Em Lajeado, o União Campestre recebeu o 25 de Julho, de Cruzeiro do Sul, e cerca de mil torcedores acompaharam a partida decisiva. Dentro de campo, o 25 de Julho, que eliminou o Pinheiros, foi superior, dominou o União Campestre, favorito e clube com melhor campanha até aqui, e venceu por 3 a 0. Aos 15 minutos, Riopardinho pegou a sobra na entrada da área do Campestre e mandou a bomba. O tiro rasteiro foi no canto direito de Gallas, que se espichou todo, mas não conseguiu impedir a abertura do placar, 1 a 0 25 de Julho. Aos 29, Gallas derrubou Jardel dentro da área, pênalti. Na cobrança, Willian Kochenborger bateu e converteu, marcando seu 10º gol na competição e abriu 2 a 0 para o 25 de Julho.
Na etapa final, o União Campestre fez diversas substiuições, tentou de todas as formas alguma investida, mas o 25 de Julho continuou sempre um passo à frente e melhor na partida. Tanto que, aos 28, Dimitri chutou em gol. Na trajetória, Riopardinho desviou para as redes de Gallas, 3 a 0, 25 de Julho, placar final.
Com a vitória, o 25 de Julho, além de levar a decisão para a sua casa, no próximo domingo, diante do seu torcedor, pode apenas empatar que garante vaga na final do Regional. Para o União Campestre não resta outra alternativa a não ser vencer por qualquer placar no tempo normal para levar a decisão para os pênaltis. Mas a tarefa não será nada fácil, pois o 25 de Julho ainda não perdeu jogando em Cruzeiro do Sul neste Regional.
