O Município registrou, nesta semana , apenas um caso positivo de novo coronavírus. Trata-se de um homem de 38 anos, também funcionário da Cia Minuano de Alimentos, de Lajeado, conforme informou o prefeito Maneco na noite da segunda-feira, 13 de abril, em transmissão pela rede social.
O paciente é o quinto caso de coronavírus do município, sendo todos ligados à empresa Minuano. Ele estava hospitalizado, mas conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, recebeu alta na quarta-feira, está em casa sendo acompanhado pela secretaria municipal da Saúde. Um novo teste foi realizado na quarta-feira, em um paciente com quadro gripal, mas que não é ligado à empresa de Lajeado, e aguarda-se o resultado. Outras 52 pessoas são monitoradas pela secretaria da Saúde.
A primeira paciente com diagnóstico positivo, Fernanda Chrestani Marques, não precisou ser internada e recebeu alta do tratamento nesta semana. Ela cumpriu a quarentena iniciada no final de março, junto do esposo e do filho, que não apresentaram sintomas, e também estão liberados.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que ela passou por uma avaliação, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, e está apta a voltar ao trabalho. Fernanda retornou na quarta-feira, 15 de abril, e diz que não há possibilidade de contrair o vírus novamente. “Pelo que eu fui informada pelo médico, não, pois já criei imunidade para isso. Mas qualquer sintoma é para informar o médico da empresa”, conta Fernanda. Passada a fase da quarentena, ela avalia: “Eu estou bem. Graças a Deus pude voltar a trabalhar e sair de casa. O pior realmente é o julgamento e o olhar das pessoas pra gente na rua. Parece que eu matei alguém! Eu ando com medo de sair e caminhar pela rua”, diz.
Também nesta semana, outros dois testes para Covid-19 tiveram resultado negativo. Os demais casos positivos do município, segundo a secretaria da Saúde, seguem estáveis e acompanhados, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
Desde o início da pandemia no Brasil, Taquari teve cinco casos confirmados, um paciente recuperado, seis casos descartados, um segue em análise e 12 testes foram realizados. Com cinco casos confirmados, o município ocupa a segunda colocação no Vale do Taquari, atrás apenas de Lajeado, com 19 casos. A incidência de Taquari, calculada de acordo com o número de habitantes, é de 18.0 para cada 100 mil pessoas. Em Tabaí, que teve quatro resultados positivos na semana passada, a incidência é de 89.0 para cada 100 mil habitantes. São Domingos do Sul tem coeficiente 97.0. A média do Rio Grande do Sul é 6.86. No Estado, até a tarde de ontem, eram 781 casos em 91 municípios e 21 óbitos. A maioria dos casos ocorre entre a faixa de 30 a 39 anos, seguida de 40 a 49 anos.