O Partido dos Trabalhadores, do atual prefeito Maneco, ainda não anunciou quem será o indicado a vice de André Brito, atual vice-prefeito e nome confirmado como pré-candidato ao Executivo pelo PDT em 2020. Entre os nomes mais falados para cargo, estão os ex-coordenadores das secretarias de Educação e Obras, Ana Paula Arnt e Luís Porto, e o vereador Ramon. O atual presidente da Câmara, Leandro Mariante, também é cotado, assim como o empresário Maicon Costa. Segundo a presidente do PT, Ana Paula Arnt, o vice ainda não está definido. Em apoio a André Brito, também estão os partidos PSB e PC do B.
Do outro lado, as siglas de oposição se articulam para enfrentar a chapa do atual governo. O PSDB, que disputou as últimas duas eleições com Cláudio Martins, está articulando uma união da oposição. “O PSDB já conta com o apoio informal de vários partidos. O PP, MDB e PSL são partidos que estamos dialogando. Teremos o respeito e a humildade para esperar o momento de efetivamente sentar para conversar”, afirma o presidente dos tucanos, João Batista Pereira. Sobre o nome do PSDB à majoritária, João Batista disse que pode ser o candidato e que Cláudio Martins não deve concorrer, mas que seu apoio é fundamental na campanha.
O Progressista também deve ter um nome na majoritária, segundo afirmou o presidente do partido, Rogério Santos. Segundo contou ao Mistura Fina, a proposta de união da oposição ainda não foi feita ao PP oficialmente. “Mas conversaremos com todos. Aguardaremos o prazo da Lei Eleitoral para anunciar o nome dos pré-candidatos”, disse. Um novo filiado do Progressista, Aldo Gregory, pode ser o candidato do partido. Outro nome do PP é o atual vereador Clóvis Bavaresco.
No MDB, a liderança continua com Paulo Garcia. Segundo o presidente do partido, Roberto Guimarães, o integrante mais preparado para o Executivo é o ex-vereador, que atualmente trabalha na Prefeitura de Gravataí como secretário de Planejamento Gestão e Captação de Recursos. O MDB apoiou o atual prefeito Maneco em sua primeira legislatura, na eleição de 2012. Em 2016, a sigla esteve com Cláudio e João Batista, do PSDB. Em 2020, o partido ainda não anunciou oficialmente seu rumo. “O MDB continua aberto para o diálogo, entendendo que o momento requer uma união de esforços”, informou o presidente da sigla.
O fim de uma esperança
Está sendo depredado o prédio que abrigava a empresa Vip Vans, que atuava na transformação de veículos em ambulâncias e outros, e posteriormente foi destinado à Decor Empreendimentos, que atuava na comercialização de materiais elétricos, dos mesmos sócios. O local foi construído com recursos dos próprios empresários, que chegaram a ter cerca de 20 funcionários no município. A área de terras, no bairro Pinheiros, onde está situado o pavilhão, foi desapropriada pela Prefeitura de Taquari e cedida, em parte, à empresa, enquanto estivesse atuando no município.
Nesta semana, o Mistura Fina fotografou a situação do local. Os vidros do prédio foram arrancados, assim como boa parte do telhado de zinco. Não há mobiliário ou equipamentos empresariais. Moradores da região contaram ao Mistura Fina que o prédio está sendo alvo de furtos.
O Mistura Fina tentou contato com um dos sócios da empresa, mas não obteve sucesso. Questionada sobre a situação, a Prefeitura informou que a empresa foi notificada extrajudicialmente em 2 de março de 2020 para devolução da área. “A Prefeitura está entrando com processo judicial para retomada de posse da área”, informou.
PC do B não deve ter candidatos em 2020
O ex-presidente do PC do B, Vitor Espinoza, informou que o partido não terá candidatos a vereador nas eleições municipais e fica sem presidente até o pleito. “Não fechamos a nominata e realizamos a filiação democrática ao PSB. Filiação para concorrer a vereador, mas garante o direito a retornar ao partido PC do B, mesmo se for eleito”, disse Vitor Espinoza. Ele foi o único integrante do PC do B a filiar-se ao PSB. As siglas apoiarão a candidatura de André Brito.
PSB tem nominata para vereadores
O Partido Socialista Brasileiro está com uma nominata formada para vereadores, segundo informou o presidente da sigla, Max Politta, que não adiantou os nomes do partido. “Só depois de nos reunirmos, ainda não tivemos oportunidade por causa dessa situação da Covid-19”, disse. O Mistura Fina apurou que, nesta nominata, devem estar Max Politta, Vitor Espinoza, Robson Lacerda e Felipe Reis, ex-integrante do PT que se filiou recentemente à sigla.
Secretaria de Educação tem nova coordenadora
Os coordenadores das secretarias de Educação e Obras, Ana Paula Arnt e Luís Porto, deixaram os cargos em 3 de abril, para atender à legislação eleitoral e poder disputar o pleito de 2020. Nesta semana, a Prefeitura informou que a Educação já conta com nova coordenadora, a já integrante da pasta, Jenifer da Rosa Lang. Já a secretaria de Obras continua sem coordenador até o momento. A Prefeitura disse que está definindo quem assumirá a pasta.