Uma cerimônia na noite da quarta-feira, 19 de fevereiro, marcou a inauguração do ginásio de esportes de Fazenda Vilanova.
O espaço destinado à prática esportiva e de eventos tem capacidade para 3.180 pessoas e conta com quadra de futsal, arquibancadas elevadas, banheiros, vestiários com chuveiros e área para alimentação. Segundo a prefeitura, a quadra esportiva foi feita com tabuão importado e com amortecedores de impacto.
O local recebeu o nome de Ginásio Municipal Águia Azul em homenagem ao primeiro time de futebol amador da cidade, que completa 40 anos de atividade em 2020.
O valor investido, segundo a administração, foi de R$ 1,5 milhão, através de emendas parlamentares. O ginásio começou a ser construído há oito anos, em outra gestão de José Luiz Cenci. A primeira etapa iniciou em 2012, com a terraplanagem do terreno. Por um período as obras ficaram paralisadas; a segunda etapa foi concluída em 2016, no governo de Pedro Dorneles, a terceira, em 2017, novamente com Cenci. No ano passado foi feita a colocação do piso, pintura e o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).
Líderanças da comunidade, secretários municipais e esportistas participaram da cerimônia. A solenidade de inauguração contou com a presença dos ex-prefeitos Lélio Labres Guimarães e Pedro Antônio Dorneles, e do atual chefe do Executivo, José Luiz Cenci. Eles descerraram a placa que marca a inauguração. Cenci falou da dedicação do seu secretariado para a conclusão da obra, em especial, da secretária municipal de Educação, Clair Carvalho da Costa, que acompanhou a finalização do trabalho. “Tenho certeza de que os atletas que usarem esta quadra vão querer voltar a jogar porque é de primeiro mundo. Agradeço a todos que contribuíram para que, hoje, possamos estar aqui inaugurando este belíssimo ginásio”, destacou. Após a cerimônia, foram realizados quatro jogos de futsal com equipes do município. O prefeito deu o pontapé inicial na bola para marcar o início dos jogos na nova quadra.