Um prato tradicional da ceia de Reveillon é a lentilha, que simboliza prosperidade financeira e fartura para o próximo ano. O morador da Colônia Vinte, Júlio César Costa da Silva, 57 anos, tem uma deliciosa receita do prato, que se assemelha a outro tradicional preparo brasileiro. “Observei o que as pessoas colocavam na feijoada e fiz o mesmo com a lentilha. Eu faço desse jeito há mais de 20 anos”, conta.
Para um pacote de 500g de lentilha, é necessário colocar 750g de costela de porco fresca picada, 750g de linguiça defumada, 300g de costela de porco defumada, 250g de batata (duas grandes) e uma cebola média. Em uma panela de ferro, coloque a carne fresca e, quando estiver bem frita, acrescente a cebola, fritando até desmanchar. Depois, coloque a linguiça e costela defumada, deixando no fogo por mais uns minutos e reserve. A lentilha deve ser cozinha separadamente em uma panela com três dedos de água acima dos grãos, como é feito com o feijão. “A lentilha tem que cozinhar em panela de alumínio, porque, em panela de ferro, ela preteia depois de pronta”, explica Júlio.
O cozimento do grão leva cerca de 30 minutos. Depois, é preciso acrescentar as batatas picadas em cubos grandes e deixar no fogo por mais uns 15 minutos. Por fim, mistures os ingredientes da penela de ferro aos da panela de aluminío e cozinhe por mais 15 minutos para pegar bem o gosto. Acrescente sal a gosto.
