No dia 4 de dezembro, o vereador Leandro Mariante (PT) foi eleito presidente do Legislativo para 2020 com os votos de Ademir Fagundes (PDT), Ramon de Jesus (PT), Vânius Nogueira (PDT), José Harry Saraiva Dias (PDT) e de Marquinhos do Eli Gordo (PSDB). Marquinhos não votou no colega tucano Tio Nei, que também disputava o cargo e recebeu os votos de Clóvis Bavaresco (Progressistas) e Pastora Mara (PSDB).
Conforme Tio Nei, quando o grupo do PT e PDT, foi, em novembro, até Porto Alegre participar de uma manifestação de professores, ele não recebeu convite de carona, mas Marquinhos sim. O pessoal do PT e PDT ofereceu carona só para ele”, contou Tio Nei.
Durante o final de semana que passou, o vereador Marquinhos participou de uma confraternização na casa do vereador Zé Harry Saraiva Dias. Conforme o vereador do PDT, Marquinhos estava acompanhado de Mariante e ele vê com bons olhos a proximidade do tucano. “Se o Marquinhos quiser vir para nosso grupo, tomara que venha, ele seria muito bem recebido. Marquinhos é uma pessoa muito querida”. Mariante disse ao Mistura Fina que o vereador Marquinhos seria bem-vindo ao PT.
Estava na confraternização o ex-deputado federal Vieira da Cunha, o prefeito Maneco, o ex-prefeito Ivo Lautert, o deputado estadual pelo PT, Fernando Marroni, vice-prefeito André Brito, vereador Mariante, empresários e outros políticos.
O vereador Marquinhos não foi localizado pelo Mistura Fina para comentar os fatos.
Canteiro é retirado da Praça da Matriz
Depois de muitos acidentes em que carros bateram no local, foi retirado o canteiro da Praça da Matriz, que ficava na esquina das ruas David Canabarro e Osvaldo Aranha. Conforme o coordenador de Obras da Prefeitura, Luís Porto, o canteiro estava muito danificado e uma empresa será contratada para reconstruí-lo em janeiro.
Tramita no Legislativo lei de incentivo à produção primária
Está em tramitação na Câmara de Vereadores projeto de lei do Executivo que cria o Programa de Incentivo à Produção Primária. O programa pretende estimular a avicultura, suinocultura, bovinocultura do leite e agroindústria familiar.
Está previsto no programa a construção e ampliação de aviários e pocilgas e incentivo financeiro, através de distribuição de bônus para os empreendedores rurais, conforme tabela elaborada a partir do talão do produtor.
Tio Nei pode trocar de partido
Nesta semana o vereador Tio Nei (foto) (PSDB) falou ao Mistura Fina que pode trocar de partido. Segundo ele, tem afinidades com os Progressistas e este seria o partido de sua escolha.