Aos 38 anos, depois de trabalhar por 16 anos no setor privado, Valter da Costa, o Peninha, pela primeira vez assume um cargo no setor público. Desde o início de janeiro, ele é o coordenador da secretaria municipal de Esportes de Taquari. Nesta semana, ele concedeu entrevista a O Fato e falou, além das polêmicas acerca de seu nome, de seus objetivos e ideias para a área do esporte no município.
De acordo com Peninha, em 2025, seu principal objetivo é movimentar ao máximo o esporte da cidade em todas as modalidades, proporcionando qualidade de vida e lazer ao cidadão taquariense. “Nesse primeiro momento, estamos organizando um calendário esportivo. Temos muito trabalho pela frente.”
Entre as novidades que pretende implementar neste início, estão um Campeonato de Futevôlei e outro de Beach Tênis, duas modalidades em alta. A competição do Futevôlei deve ocorrer no início de março, já que dará vaga no Circuito Verão Sesc, também em março, em Torres. Outra novidade, essa já locada em prática, foi o Vôlei de Praia de Dupla, que ocorreu no último domingo, dando vagas às duplas campeãs no Masculino e Feminino no Circuito Verão Sesc. De acordo com Peninha, uma terceira novidade é o início do Municipal de Futebol de Campo mais cedo, em fevereiro, o que era desejo antigo dos clubes, além de oferecer, neste ano, uma premiação em dinheiro aos vencedores.
Peninha afirmou que, para 2026, a ideia é seguir o calendário que será organizado em 2025, “facilitando aos participantes das modalidades já entrarem o ano organizados”.
Polêmicas
No período em que esteve à frente do Juventude, como presidente, Peninha foi bastante polêmico, inclusive recebeu punição de um ano, em 2023, por invasão de campo e agressão, motivo pelo qual sua indicação para coordenador da secretaria de Esportes foi bastante questionada por dirigentes de outros clubes. Indagado sobre o que pretendia fazer para mudar essa visão que alguns teriam a seu respeito, Peninha disse que “nunca consegui separar o torcedor do cargo de presidente e reconheço isso. Sempre me entreguei de cabeça e coração a tudo que me dediquei a fazer, levantei sempre a bandeira a qual defendi, assim como todo mundo faz. Quanto a mudar a visão que algumas pessoas têm a meu respeito, vou tentar mudar, fazendo um bom trabalho à frente da secretaria de Esportes. E acho que já comecei a fazer, ouvindo os clubes e tentando ajudar a cada um dentro de suas necessidades. Vou sempre estar aberto a ouvir a opinião de cada um, tentando agradar a todos. Hoje, não tenho mais apenas uma bandeira, minha bandeira agora são todas as agremiações e desportistas da cidade e farei o melhor para atender a todos.”
Já quanto ao período que foi presidente do Juventude, Peninha disse ter muito orgulho, “pois creio que nossa diretoria fez um excelente trabalho, tendo em vista que passamos por uma pandemia e uma grande enchente, momento em que tivemos um importante papel na ajuda aos necessitados. Nesse período, fizemos várias melhorias na sede e na estrutura do clube, participamos de Campeonatos Municipais e Regionais e tivemos dois títulos com meninos no Futsal Sub-15 e Sub-17.”
Próximas competições
Com a realização do Vôlei de Praia de Dupla, no último domingo, e com o início do Futebol de Areia, no último dia 4, Peninha diz que mais campeonatos virão nos próximos dias. No dia 16, inicia o Municipal de Futebol de Campo, com a participação de cinco clubes, Colorado, Furacão, Juventude, São José e Taquariense.
A ideia de Peninha é realizar, além do Municipal de Futevôlei e Beach Tênis, um campeonato de Vôlei de Areia 4 x 4.
Outra novidade que deve ser colocada em prática em 2025 é a volta do Municipal de Futebol Sete sendo disputado nas sedes dos clubes de futebol, como era realizado há alguns anos. A intenção é ajudar aos clubes a ter renda com esse movimento.
De acordo com Peninha, também será dada uma atenção para as lutas. Ele diz que a secretaria de Esportes está se programando para sediar em Taquari um evento de Jiu-Jitsu nos próximos meses.
No Vôlei de Quadra, Peninha afirmou que terá, neste primeiro semestre, a competição organizada pela secretaria de Esportes, como nos outros anos, fechado, somente para atletas de Taquari. Segundo Peninha, está sendo estudada a possibilidade de se fazer outro campeonato de Vôlei no segundo semestre, este aberto para atletas e times de fora da cidade, contudo, será preciso reunir outros times para a competição acontecer.
No Futsal, a ideia é manter a realização da competição no mesmo período, entre outubro e dezembro. Mas, segundo Peninha, talvez haverá algumas mudanças na questão de Séries A e B, ou seja, fazer a Série A aberta para times e atletas de fora e a Série B fechada, apenas para atletas e times de Taquari. “Mas isso ainda vamos chamar os times e ver a opinião de todos.”
Segundo Peninha, os Jogos Estudantis Taquarienses (JET), em 2025, devem começar em abril. “Já em março, iremos nos reunir com os professores e acertar a sequência a ser seguida dentro das modalidades.”
Peninha afirmou, ainda, que a Copa Taquari de Futebol de Base seguirá no calendário do municipio. “Iremos nos reunir com os organizadores, a fim de fazermos uma competição ainda melhor em 2026. Seremos sempre parceiros.”
Parque Nardy de Farias Alvim
Peninha disse que o Parque Nardy de Farias Alvim é o coração e o símbolo do esporte do municipio e o local terá uma atenção especial da secretaria de Esportes. “Nesses poucos dias de trabalho, já conseguimos dar uma cara nova nas quadras de vôlei, onde foram colocadas areia e redes novas; na quadra de Futebol de Areia, onde aumentamos o tamanho para dar jogos mais técnicos e com menos contato; e na pista atlética, onde colocamos pó de brita e, na próxima semana, devemos iniciar a pintura dos cordões. Além disso, os bancos ao redor da pista foram substituídos e colocamos areia na pracinha. Temos, ainda, o projeto da troca da tela do entorno do parque, a revitalização da pista de skate e arquibancada do ginásio José Machado, além da reforma do Pavilhão Arthur da Costa e Silva, que ainda não tem data definida para iniciar, espaço que seria muito importante estar à disposição da população.”