Nesta quinta-feira, 17 de outubro, a Cooperativa Regional de Energia Taquari Jacuí completou 55 anos da assembleia de fundação, realizada no Salão Paroquial, em 1969. Criada com o objetivo de levar energia elétrica a propriedades rurais, a Certaja atende hoje mais de 30 mil cooperados e gera mais de 200 empregos diretos e indiretos.
“Nós crescemos juntos. Construímos nossa história, fazendo parte de tantas outras histórias. Somos fruto da garra dos nossos colaboradores, da cooperação dos nossos associados e da participação efetiva dos nossos conselheiros. É disso que se alimenta a Certaja Energia, da certeza de que estamos trilhando nosso caminho com seriedade e comprometimento”, ressalta o presidente, Renato Pereira Martins, que integra o time de certajanos desde 1973.
Neste 55 anos de trajetória, a cooperativa sempre buscou expansão. Inaugurou sua sede própria em 1976, encampou a Comital em 1993, passando a contar com engenho de arroz, agroveterinária e supermercado. Em 2008, a Certaja passou por uma reestruturação para atender a regulamentações do setor elétrico, desmembrando suas atividades em duas cooperativas, CERTAJA Energia, responsável pela distribuição de energia elétrica, e CERTAJA Desenvolvimento, dedicada a outras áreas.
Em 2013, a Certaja Energia inaugurou duas subestações, uma na localidade de Vendinha, em Triunfo, e outra na rodovia Aleixo Rocha, em Taquari. Elas contam com uma linha de 69 kV, com extensão de 44 quilômetros, que sai do Polo Petroquímico de Triunfo e vai até Taquari. Em 2022, foi inaugurada a terceira subestação, localizada em Vale Verde, com investimento superior a R$ 26,7 milhões. Possui uma linha de 69 kV, de 25 km de extensão, entre Venâncio Aires e a localidade de Cerro do Chileno, em Vale Verde.
“Oferecemos energia de qualidade, atendimento com relacionamento e realizamos ações para que a Cooperativa vá além da energia, para que possa conectar nossas comunidades com o futuro, como diz seu propósito”, destaca o vice-presidente, Ederson Madruga.