Novamente a chuva atrapalhou e os jogos de ida da final do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, a Copa João Carquinxa, entre São José e Taquariense, nas categorias Aspirantes e Titulares, marcados para o último final de semana, foram transferidos para o próximo domingo, dia 4, no estádio Pinheirão. Às 13h15min entram em campo os times da categoria Aspirantes. Após, às 15h15min, é a vez da categoria principal. O custo do ingresso é de R$ 10.
Na categoria Titulares, o duelo será entre Taquariense, melhor campanha do certame até aqui, invicto e com 100% de aproveitamento, e o São José, que fez a segunda melhor campanha na primeira fase e eliminou o Juventude, seu maior rival, nas semifinais.
Para o duelo, o Zequinha, do técnico Jonni Kunrath, que será o mandante da partida, não tem desfalques por suspensão e tem a volta de atletas que estavam lesionados, como os alas Prisco e Edi, o zagueiro Henrique Allebrandt e o goleiro Ricardinho que, inclusive, ficou de fora da segunda partida das semifinais. O volante Gui, mesmo residindo distante de Taquari, deve estar à disposição, assim como os atacantes Denner, que não entrou em campo nas últimas rodadas e é uma das esperanças do clube para conquistar o título, e Marcão.
O taquariense, do técnico Antônio Carlos Praia Vilanova Júnior, o Juninho, também não tem desfalques por suspensão, mas tem alguns problemas de lesão, como o volante Anderson Brandão e os meias Rafa Porto e Bruninho, que serão ausências na partida de ida, assim como o ala Modinha, fora por compromissos pessoais. O zagueiro e volante Fernando Queiroz, que se recupera de lesão, é dúvida. Outra preocupação no Marques da Cunha é a falta de ritmo do time, que não entra em campo para jogar junto desde o dia 27 de abril, ou seja, mais de três meses.
Nesta temporada, São José e Taquariense enfrentaram-se uma vez, na primeira fase do Municipal, no estádio Marques da Cunha, quando o alvi-azul venceu por 2 a 1.
O Taquariense está disputando a sua 11ª edição do Campeonato Municipal de Futebol de Campo na Titulares desde 2005 e, de lá para cá, conquistou o título em três oportunidades, o bicampeonato de 2010 e 2011, e em 2023, além de dois vices, em 2012 e 2014. Em 2024, o São José tenta quebrar um jejum de 19 anos sem título na categoria principal, já que sua última conquista foi em 2005. Antes, o Zequinha havia conquistado o título em 2002, além de cinco vices, em 2003, 2008, 2009, 2013 e 2015.
Na Aspirantes, o São José, que fez a melhor campanha da primeira fase, o técnico Patrick Vargas não tem desfalques por suspensão ou lesão e deve ter todo o elenco à disposição. No Taquariense, que eliminou o Colorado nas semifinais, o único desfalque certo é o técnico Mateus Porto, que cumpre o último dos três jogos de suspensão que pegou. Dentro de campo, o alvi-azul não tem desfalques por suspensão ou lesão e deve ter todo o grupo à disposição.
Neste ano, São José e Taquariense enfrentaram-se duas vezes pelo Municipal de Aspirantes e o Zequinha venceu ambas. No primeiro turno, no estádio Marques da Cunha, vitória por 1 a 0. No returno, agora no estádio Seloí Lang, nova vitória do São José, desta vez por 2 a 0.
Na Aspirantes, desde 2002, o São José conquistou o título apenas uma vez, em 2019, e foi vice duas vezes, em 2003 e 2010. Por sua vez, o Taquariense tenta o título pela primeira vez nesta categoria desde 2002. De lá para cá, em nove participações, o alvi-azul foi, no máximo, vice-campeão, em três oportunidades, em 2005, 2011 e 2019, quando perdeu o título justamente para o São José.