Alunos do curso técnico em Edificações da Escola Estadual Pedro Rosa criaram um peitoril de material reciclável. O peitoril é a estrutura ou superfície horizontal na parte inferior de uma janela e serve para apoiar estruturalmente e manter a janela no lugar.
Dentro do tema sustentabilidade na construção civil, os estudantes Maxsuel Brandão Vargas, 18 anos, Diogo Silva Ribeiro, 19 anos e William de Souza Rosa, 32 anos, orientados pelo professor Wagner Gregory Regnner, tiveram a ideia de fazer um peitoril reciclado.
Conforme os alunos, o projeto tem como finalidade apresentar métodos recicláveis para a fabricação dos peitoris nas obras, sem a necessidade de utilizar mármore, granito ou outra pedra. “São recursos naturais e quando extraídos podem gerar alguns problemas, tais como a destruição de habitats naturais e perda de biodiversidade, afetando, assim, plantas e animais locais”, salientaram.
O projeto utilizou estilhaços de vidros e resíduos de cerâmica, materiais, que segundo os estudantes, não possuem finalidade específicas e que acabam virando entulho no decorrer de uma obra. Foi somado o uso de resina epóxi para a confecção de peitoris a partir da união de materiais reaproveitados da construção civil.
De acordo com os estudantes, após a execução do projeto, obteve-se um produto com alto padrão estético, boa durabilidade, impermeável, de fácil higienização, de baixo impacto ambiental e, principalmente, sem perder a devida funcionalidade que um peitoril tem.
Leia a matéria completa na edição impressa de O Fato.
Faça logo a sua assinatura. Ligue agora para 3653-3795.
Apenas R$ 12,50 mensais.